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City Marketing

Uma grande jornada inicia-se com um pequeno passo

O marketing territorial tem vindo a tornar-se um tema recorrente na discussão em volta do desenvolvimento de cidades, regiões e mesmo países. De fato, tal como qualquer empresa, as cidades competem entre si no sentido de conseguirem os recursos necessários ao aumento da sua qualidade de vida, pretendendo, por isso,…

As cidades digitais

As cidades digitais As novas tecnologias são as principais responsáveis pelo processo de mudança da sociedade atual, constituindo instrumentos fundamentais não só para a atividade empresarial como também para o relacionamento pessoal. Este novo modelo de sociedade assenta num desenvolvimento social e económico no qual a informação desempenha um papel…

Orientações de marketing no contexto túristico

Orientações de marketing no contexto turístico Da perspectiva relacional e experiencial à construção de um modelo O turismo é considerado um “hot topic” na actual sociedade (Cox e Wray, 2011). Uma análise crítica às lentes académicas permite salientar que o turismo é nuclear para o desenvolvimento sustentável das sociedades (e.g.…

Endocity Marketing

O marketing interno ocupa cada vez mais um papel importante para o êxito das organizações. Na verdade, sem o alinhamento entre a missão da empresa e os colaboradores, dificilmente estas poderão sobreviver no futuro. Assim, atualmente os públicos internos das organizações ganham especial relevo na definição de qualquer estratégia. Mas…
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TV local como mecanismo de inscrição : Estudo Porto Canal 2

Na sequência do anterior artigo (Agosto 2011), sobre a reflexão do fenómeno das TV Locais, seguem-se os resultados obtidos da II parte da investigação sobre segmentação e mercado do Porto Canal.[i] Um dos objectivos principais deste estudo é perceber a expansão geográfica do Poro Canal. Assim, a direcção do Porto…

O Turismo Virtual

A sociedade encontra-se actualmente num processo de mudança constante em que as novas tecnologias são as principais responsáveis, constituindo instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho ou de lazer. Este novo modelo de sociedade assenta num desenvolvimento social e económico onde a informação desempenha um papel fundamental na produção de…

TV local como mecanismo de inscrição : Estudo Porto Canal

Na sequência do anterior artigo (TV local como mecanismo de “inscrição”, Maio 2011), sobre a reflexão do fenómeno das Tvs Locais,seguem-se os resultados obtidos da investigação sobre a segmentação e mercado do Porto Canal.[i] A construção do questionário foi dividida em duas partes. A primeira consistiu numa escolha dos itens…

City Marketing - TV local como mecanismo de "inscrição"

As televisões de proximidade já não assentam a sua definição num conceito meramente geográfico; a comunidade está inserida para além de um espaço físico, criando-se uma relação de cumplicidade e proximidade partilhada e que na essência, constitui a sua identidade. Observa-se que o panorama mediático está sustentado, actualmente, sobre o…
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Cidades quase sustentáveis

Desenvolvimento sustentável. Conceito difícil de escutar de barriga vazia A limitação dos recursos naturais leva a uma preocupação crescente para com o ambiente e a sua preservação. Surge assim o princípio da sustentabilidade segundo o qual a sua utilização para a satisfação das necessidades da geração actual não pode comprometer…
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A Cidade é a mensagem

“ (…) é a região que faz os media.” (Pierre Musso) Pela sua instantaneidade e simultaneidade, o sistema mediático acaba por assumir um papel marcante na criação e manutenção da identidade e imaging das comunidades. Assim, reflectir sobre a mediatização ajuda a ilustrar porque cidades, comunidades, culturas e identidades se…
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Os EVENTOS como importante instrumento de promoção da marca Cidade

Os eventos são uma das formas de promoção local. Muitas vezes ligados a celebrações tradicionais, têm vindo a ganhar cada vez mais importância na atracção de visitantes e consequente dinamização do comércio local. Por exemplo, na década de 20 do século passado Pamplona e a sua festa de S. Firmino,…

A identidade dos lugares como factor de diferenciação

Actualmente existe quase uma unanimidade entre os autores que têm reflectido sobre a competição entre lugares, relacionando-a com as grandes alterações provocadas pela globalização, surgida nas últimas décadas, alterando o perfil e a competitividade entre diferentes regiões do globo. A capacidade de competitividade entre as diferentes regiões, países ou cidades…

Mediatização e Imagem das Cidades

A metáfora do local na globalização “La ciudad cambia más deprisa que el corazón de sus habitantes” Baudelaire As cidades, berço das comunidades imaginadas, ganham nomes para além do nome que têm. São atribuições veiculadas e socialmente repartidas que permitem o seu reconhecimento sem que o seu nome seja referido …
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City Marketing MIX

Actualmente, muitos dos esforços de marketing e de branding estão concentrados na criação de valor da marca, muitas vezes em produtos ou serviços que pouco diferem dos seus concorrentes, quer em termos de características funcionais quer em preço ou mesmo na sua distribuição. Para a criação de uma estratégia de…

City Marketing

O termo City Marketing (marketing turístico) foi introduzido na literatura Europeia nos anos 80, o marketing turístico é uma forma simples de atrair pessoas a visitar um destino, e o sucesso deste depende de repetir visitantes. Um país com cidades fortemente turísticas deve ser uma forte marca na atracção de…
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As cidades e o Marketing

A competição entre países, regiões ou cidades, leva à necessidade da sua promoção, de forma a captarem para si os recursos que permitam uma melhor qualidade de vida dos seus cidadãos. Mas se a promoção de cidades vem sendo praticada desde o séc. IXX, a aplicação das técnicas de marketing…
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