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O Turismo Virtual

A sociedade encontra-se actualmente num processo de mudança constante em que as novas tecnologias são as principais responsáveis, constituindo instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho ou de lazer. Este novo modelo de sociedade assenta num desenvolvimento social e económico onde a informação desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Este novo paradigma assenta na interactividade constante onde as redes sociais desempenham um papel fulcral na divulgação do conhecimento. Desta feita, esta realidade virtual projecta-se mesmo para além do ecrã, proporcionando aos utilizadores uma partilha constante de opiniões e experiencias, assumindo-se, por isso, como um verdadeiro desafio para produtos e empresas.

Sendo um veículo de excelência para o apelo aos sentidos, a Web pode ser utilizada para criar e gerir expectativas e percepções, permitindo elevar o seu desejo de experienciar determinado produto ou serviço.

This means that the marketer needs to have a firm grasp on the mindset of the target audience he or she wishes to attract.E se o turismo que vive fundamentalmente de sensações, as cidades, regiões ou até mesmo países têm aqui um verdadeiro desafio que urge vencer sob pena de se verem ultrapassadas por qualquer outro lugar do mundo na mente dos seus públicos-alvo.

Também numa sociedade marcada por uma ligação cada vez mais fraca entre marcas e consumidores, este pode tornar-se um veículo para o desenvolvimento de relações duradouras entre uma determinada região e os seus públicos. Ou seja, um veículo de excelência para a pratica das técnicas de marketing relacional.

A verdade é que a internet surge actualmente como um veículo de promoção barato e de largo alcance quando comparado com os suportes tradicionais. Mas não basta fazer-se um site com bonitas fotos e textos sobre uma determinada região ou cidade para chegar definitivamente ao coração daqueles que pretendem atingir.

Sendo o marketing relacional um projecto de longo prazo, implica uma interactividade constante entre as marcas e os seus públicos. Uma ideia que surge ainda mais reforçada quando pensamos num ambiente virtual pois a dinâmica Web é tão elevada que necessita de uma atenção constante de forma a corrigir desacertos ou de ir ao encontro das necessidades daqueles que queremos conquistar ou manter um relacionamento estreito.

Assim, qualquer cidade ou região, deverá ter uma postura Web dinâmica, inovadora e, principalmente, interactiva. Um relacionamento entre a marca e o seu público implica reciprocidade. Nesse sentido, estes suportes devem permitir e mesmo incentivar a que o publico se expresse, manifeste a sua vontade, os seus desejos e mesmo insatisfações para com a marca.

Assumir uma postura de escuta, para além de permitir avaliar o alcance das acções de promoção de um determinado lugar, é também uma forma de tornar o público num parceiro na construção de uma oferta mais de acordo com as expectativas dos seus públicos. Mais que um cliente este assume a postura de parceiro e um acérrimo defensor dessa região ou cidade.

 

Paulo Henrique Moreira

Consultoria estratégica de marketing organizacional e City Marketing e City Branding


Mestre em Marketing, MBA e Licenciado em relações Internacionais. Com vasta experiencia em Marketing e Comunicação, desenvolveu a sua actividade profissional em contexto nacional e internacional.

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