AUTENTICAR

Comunicação Integrada da marca : Conectar com o individuo-consumidor a uma só voz

 

Rubrica “DA MINHA JANELA…” 

Não basta abrir a janela para ver os campos e o rio. Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma.

Alberto Caeiro

 “Da minha Janela…” comunico com o mundo, reflito o dia-a-dia, aprendo e sou induzida a saber mais. Desde há muito, encontro refúgio entre a moldura de uma janela, para analisar e responder a inquietações pessoais e profissionais. Inspirada pela imensidão do universo, ou pela beleza das estrelas ou pela lucidez da proximidade do lugar contemplado, procuro encontrar soluções para assuntos concretos do meu quotidiano.

“Da minha Janela…” constitui o nome da rubrica que assinarei a partir de hoje no Marketing Portugal, onde procurarei expor temas que ocupam a minha vida profissional, podendo algumas vezes extravasar para o lado pessoal, pois é difícil separar Comunicação, Marca e Marketing se o foco é a Pessoa. Embora com abordagens e ferramentas específicas, são três áreas que se complementam, quando pretendemos compreender e atrair o individuo-consumidor, interno ou externo. Fazem a rotina que me proponho partilhar, numa perspetiva muito próxima da realidade, sem contudo ignorar o conhecimento técnico que muito me serve de conforto nas decisões e pareceres.

Num estilo de narrativa pessoal, que melhor reflete a alma do autor, e na forma de white paper, este espaço propõe-se ser mais um instrumento de comunicação e marketing de apoio à decisão nas empresas portuguesas, independentemente da sua dimensão e setor de atividade.

Depois de apresentar a missão deste novo desafio, parto para um conjunto de reflexões demonstrativas de como a comunicação é uma importante ferramenta – talvez a mais decisiva - para as empresas em tempos de crise. Trata-se de uma perspetiva profissional da comunicação, que se quer integrada, em plena sintonia com os objetivos da empresa e com a identidade da marca que a representa e humaniza.   

  Comunicação Integrada de Marca

Conectar com o individuo-consumidor a uma só voz

A comunicação está para as empresas como o sangue para a vida. A comunicação liga cada membro da empresa, independentemente da função ou posição hierarquia, quer seja baseada em técnicas formais ou mecanismos informais, pelo que é decisiva na dinâmica dos negócios e na energização das suas marcas, sobretudo neste “tempo de Troika”.

Praticada ativamente, mas de forma consistente e organizada, é uma tarefa árdua, porque pode obrigar à reformulação interna de estruturas, à reafectação de pessoas e procedimentos e a uma visão de fora (do consumidor) para dentro (empresa), contrariando uma longa história de comunicação unidirecional, que a Internet veio desestabilizar a diferentes níveis.

Exige-se agora uma abordagem integradora de toda a atividade, com o objetivo de criar uma mensagem única, formatada para a pessoa e diferenciada pela criatividade, afetividade e personalização, porque antes do Consumidor está a Pessoa.

 

Cada um destes "itens" será analisado em artigos posteriores

Paula Arriscado

Diretora de Comunicação e Marketing da Toyota Portugal (Grupo Salvador Caetano)

Docente no IPAM

Doutoramento em Gestão de Marca e Comunicação Integrada


Docente no IPAM, no Mestrado em Gestão de Marketing e Licenciatura Ciências do Consumo.

Possui Doutoramento em Gestão de Marca e Comunicação Integrada, pela Universidade de Santiago de Compostela (2008) e a Licenciatura em Jornalismo.

De 1991 a 2000, colaborou em vários Órgãos de Comunicação Social, destacando-se a Rádio Nova, a TSF e a Revista Máxima.

Desenvolveu paralelamente uma vasta atividade na área da Comunicação Empresarial (Associação Empresarial de Portugal/Exponor, câmaras municipais de Esposende e Arcos de Valdevez, Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, APCER, Porto Editora, entre outras)

Foi eleita “Profissional de Marketing do Ano 2005 no Sector Automóvel”, pela APPM.

Integra o Júri em processos de obtenção do título de Especialista para Docência no Ensino Politécnico, no âmbito do consórcio estabelecido entre o IPAM, a Universidade do Porto e Universidade de Coimbra.

Linkedin

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.