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Plano para uma grande ideia

ideia

Este plano foi adaptado de um plano divulgado por Donny Deutsch, um profissional ligado ao empreendedorismo e apresentador do programa Americano The Big Idea With Donny Deutsch eautor do livro The Big Idea!

Missão

  • Quem é você?
  • Quem está envolvido no projecto?
  • Que valor vai acrescentar ao mercado?
  • O que pretende alcançar?
  • Onde quer estar daqui a 2..3..5 anos?
  • Qual a sua motivação?
  • Quais os seus Pontos fortes?
  • Seja você mesmo!

Descreva a sua ideia

  • Descreva claramente a sua ideia. Seja exigente e rigoroso para que seja perceptível para qualquer pessoa.
  • Qual o problema que a sua ideia vai resolver?
  • O que a torna única?
  • Quais os desafios para a colocar em prática?

Conheça o mercado

  • Em que categoria se enquadra o projecto?
  • Existem produtos/serviços semelhantes no mercado? Quais?
  • Qual o preço, embalagem, distribuição e todas as características que os seus concorrentes têm?
  • Quem são os seus concorrentes?

Plano operacional

  • Como vai entrar no mercado?
  • Vai ter uma loja? Um site?
  • Como vai comunicar o produto/serviço?
  • Vai ter escritórios? Onde? Porque?
  • Que recursos precisa? (Humanos, tecnológicos, financeiros..)
  • Como vai financiar o negócio?
  • Como vai conquistar empréstimos?

Rede de contactos

  • Quem interessa para o seu negócio?
  • Como pode alcançar pessoas de interesse para o seu negócio?
  • Onde e quando são as feiras da área?
  • Como vou atrair atenções?
  • Que associações empresariais actuam na área?
  • Lista de seminários, workshops, eventos úteis para fazer contactos
  • Que revistas há da especialidade? Quem são os especialistas?
  • Quem são os seus amigos, colegas, vizinhos, familiares com quem já falou?

Formalize a sua ideia

  • Precisa de um advogado para as questões legais?
  • Já contratou o seu contabilista?
  • Qual vai ser a marca/logótipo da sua empresa?
  • Já protegeu a sua marca no registo de patentes?

Crie um protótipo

  • Tem amostras do produto?
  • Tem referências de serviços prestados?
  • Tem alguma referência ao negócio?
  • Precisa de um protótipo?

 

Organize grupos de estudo de mercado

  • Os seus amigos, colegas e familiares já conhecem o produto? O que acharam?
  • Já ofereceu o seu produto/serviço a alguém desconhecido? Tem feedbacks?
  • Já perguntou a opinião de especialistas do mercado?

 

Encontre um fabricante / distribuidor

  • Se for um produto, precisa de alguém que o crie e que o distribua. Não seja demasiado ambicioso, às vezes as pequenas empresas são melhor resposta.
  • Se for um serviço, tem recursos para o trabalhar/vender sozinho ou faz sentido criar parcerias?

Crie o site na internet

  • O domínio identifica-o de imediato? Já o registou?
  • Tem um técnico que assegure a manutenção do site?
  • Vai vender o seu produto/serviço online?
  • Como vai dinamizar o site?
  • Para que quer o site?

Anuncie a ideia

  • Já organizou um dossiê com conteúdo sobre a sua ideia?
  • Já envio comunicados para a imprensa especializada?
  • Qual a mensagem a passar?
  • Quais os suportes de comunicação que atingem melhor o seu “alvo”

Crie apresentações para a fornecedores/clientes potenciais e parceiros

  • Quais as mensagens chave?
  • Sabe fazer apresentações ou vai pedir a alguém que faça?
  • Está a gerir os seus clientes?
  • Esteja atento aos espaços nas feiras da especialidade

Referência:

DEUTSCH DONNY – The Big Idea!

 

Paulo Morais

É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência.

Mestre em Gestão de Marketing e pós-graduado em Direção de Marketing e Vendas pelo ISCTE.

Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM.

Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.

 

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