AUTENTICAR

Marketing

O Marketing que vive do Planeamento, e alimenta-se do Momento

Nos dias de hoje, vivemos num constante dinamismo e mutação que ocorre a uma velocidade bastante elevada. Desde a dinâmica dos negócios, até às ocorrências políticas, sociais e culturais, o mundo hoje em dia é um lugar de acontecimentos muito rápidos, que num curto espaço de tempo são capazes de…

A Gestão da Imagem Institucional vende?

Vivemos numa sociedade onde os processos são cada vez mais globais, onde uma simples mensagem tem um poder de amplificação como outrora nunca teve, fruto das ferramentas de comunicação que se massificaram e que hoje estão ao alcance de qualquer indivíduo. Atualmente, numa era onde praticamente aquilo que não é…

Faz sentido continuar a investir em Marketing?

Já li muitos artigos que tendem a “matar” o chamado Marketing “offline” e apesar de eu já ter escrito sobre isso – O Marketing Morreu? - continua-me a fazer alguma confusão este tipo de abordagem visto que o Marketing, na sua génese, acompanha o seu “target” onde quer que ele…

Os decisores empresariais também têm um coração?

Uma das ideias mais difundidas quando se fala de marketing ou comunicação para targets business-to-business é o que chamo “o mito da razão”. Segundo essa visão, repetida sem muita análise de manual em manual de marketing, uma das características que diferenciam o mundo B2B do B2C é que no primeiro…

Quais as diferenças entre Marketing B2B e B2C?

Durante muito tempo o Marketing dirigido ao Consumidor final foi quem prevaleceu, não apenas na literatura de negócios como na própria aprendizagem do marketing nas universidades. À medida que o poder da Internet se foi implementando no Mundo e com o consequente aparecimento das Redes Sociais, começou a ser necessário…

Internacionalização: Porquê? Como?

Nos dias correntes, assiste-se a um paradigma económico mundial muito diferente daquilo que era há umas décadas atrás. Com a abertura dos mercados internacionais, com a redução das barreiras à entrada em grande parte do globo, com a deslocação de “cérebros” para outros países, com os incentivos governamentais à exportação…

As innovation toolkits como ferramentas de marketing – Uma perspectiva tecnológica e cooperativa

As innovation toolkits como ferramentas de marketing – Uma perspectiva tecnológica e cooperativa O conceito “toolkit” é explorado na literatura da especialidade como um conjunto de ferramentas de design compostas por acções coordenadas que permitem aos seus utilizadores o desenvolvimento de novos produtos/serviços inovadores. Por outras palavras, “toolkits for user/customer…

A responsabilidade social das empresas e o Marketing Sustentável

A responsabilidade social das empresas e o marketing sustentável Para operacionalizar o compromisso de responsabilidade social desejado pelas organizações, o marketing sustentável tem vindo a impôr-se como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável e para a satisfação dos diferentes stakeholders. De acordo com dois investigadores na área - Sheth e…

O Marketing morreu?

Quando vejo um título do género do que foi utilizado num artigo do dinheiro vivo - O marketing morreu. Viva o marketing - fico logo arrepiado com aquilo que posso vir a ler. A divulgação de estudos que "matam" o Marketing Tradicional têm sido frequentes contudo, considero que falta aqui…

Marketing "tradicional" vs "novo" Marketing

Como tudo começou Diversas fontes referem que o Marketing no âmbito académico tem origem na primeira década de 1900. Cobra et al.(2010) identificam o ponto de partida para a evolução e extensão do Marketing, quando D.G.B Jones ministrou na Universidade de Michigan um curso intitulado “A indústria distributiva e reguladora…

O vendedor confuso

Durante esta partilha não vou mencionar nomes porque não é meu intuito denegrir nenhuma Marca ou profissional, a ideia é partilhar o perigo deste tipo de situação para as empresas (e mesmo para os profissionais). Era uma vez.. Tudo se passou num dia em que fui dar uma palestra sobre…

As marcas têm de ser transparentes

Com a ascensão do mundo digital, mais do que nunca, as Marcas têm que ser transparentes e honestas. As Marcas estão a ser constantemente alvo de análises profundas que avaliam/analisam a sua veracidade, não vale a pena tentar contornar o "sistema". Seth Godin defende que as Marcas devem saber contar…

Plano de Marketing para fornecedores

Na era da ditadura do cliente, o enfoque dos profissionais do marketing está normalmente centrado nos potenciais compradores, nos seus gostos, interesses e necessidades. Não será, por isso, de estranhar que os Planos de Marketing das organizações estejam normalmente direccionados o mercado e os clientes. No entanto, também a montante…

Como se aproximar do seu público-alvo antes da partilha?

As empresas estão constantemente à procura de comunicar com o seu público-alvo todavia, num mercado cada vez mais competitivo, estas iniciativas nem sempre surtem efeito. É um desafio diário para os profissionais de Marketing. É verdade que tudo mudou porém, embora o consumidor esteja mais exigente, acredito que ainda existem…

Chegou o "Crowdfunding" a Portugal

O que é o crowdfunding? É um conceito surgido nos Estados Unidos e que visa financiar o desenvolvimento de projetos através do envolvimento dos seus potenciais clientes, fãs ou utilizadores. Basicamente ele potencia o recurso à Internet para reunir pessoas que se interessam por promover e financiar uma dada atividade…

Cena de Publicidade ou episódio do National Geographic?

Publicidade: A propósito do novo anúncio da SAPO Ao contrário do mundo social construído, onde o desenvolvimento nas últimas décadas, associado à expansão do capitalismo, tem empurrado a sociedade para estágios superiores de individualismo, o mundo natural continua a ser fonte de exemplos de fenómenos de harmonia e colaboração. Um…

Retenção ou Fidelização?

Num cenário altamente competitivo e extremamente sensível a mudanças, é necessário, cada vez mais, apostar em soluções que se traduzam em investimentos que fidelizem clientes. Esta realidade aplica-se em tempos em que a economia está estável ou até em crescimento mas, se falarmos num cenário de crise, como o que…

Buzz Marketing

Fala-se tanto em buzz marketing nestes dias que até parece que as pessoas sabem como criá-lo. Não é o caso. Não é fácil levar as pessoas a falarem positivamente da nossa marca, transmitindo uma imagem da mesma, que nós concebemos. Então como consegui-lo?

Tendencias de Marketing para 2011

Como não podia deixar de ser, para “fechar” 2010, nada melhor do que um artigo para lançar a discussão sobre as tendências de Marketing para 2011. Consoante o nosso sector de actividade e a nossa área de actuação, identificamos tendências diferentes, porém, dentro do que fui identificando, partilho convosco algumas…
Tagged em

Uma mudança no Paradigma Comunicacional

Do OMBUDSMAN ao Chief Listening Officer Há cerca de um mês, publiquei aqui (http://mktportugal.com/blog/?p=2723) um artigo que falava das medidas a tomar no caso de uma determinada organização estar a viver um cenário de crise nascido nas Social Media. Num contexto de organização e de gestão, as medidas surgem, quase…

Fazer Marketing - O que é isso?

Muitas vezes, o Marketing fica reduzido à comunicação. É importante desmistificar e explicar, afinal de contas, o que é isto do “Marketing”? Muito se especula sobre o que é mais importante, se o Marketing, a Comunicação, ou as Vendas. Na minha óptica, independentemente da importância, todos devem trabalhar de forma…

Estrutura "base" para um Plano de Marketing

Têm nos chegado alguns pedidos para partilhar uma estrutura "base" para um plano de Marketing. Descrever, num contexto teórico, todas as fases e metodologias inerentes a um plano de Marketing, dava para escrever um livro, como tal, tentei sintetizar a informação para que todos possam, de alguma forma, tirar proveito…

O que é o Marketing viral?

O marketing viral ou publicidade viral é uma técnica de marketing que explora redes sociais pré existentes (HI5, StarTracker, LinkedIn, Facebook, Myspace, Twitter etc. …) para produzir aumentos exponenciais de conhecimento de marcas, serviços ou produtos. Esta técnica também explora os recursos tecnológicos disponíveis em cada consumidor, ao fazer uso…

Coaching Executivo

Os espanhóis têm uma máxima de que gosto muito: “falem de mim nem que seja mal, o importante é que falem”. O Coaching está na moda! Vários artigos sobre o tema estão a ser publicados em diversos meios de comunicação, o que é bom. No entanto, como “não há bela…

TV LOCAL: A nostalgia da identidade no contexto "portoguês"

“ O universal é o local sem as paredes” Miguel Torga O objectivo deste artigo é apresentar, sucintamente, algumas conclusões do trabalho de investigação e Doutoramento em Comunicação sobre TV Local e a relevância e oportunidade destes projectos no país e especificamente, no Porto e região Norte. 1 – O…

Marketing de consciência social

A Responsabilidade Social das Empresas está na moda, tornando-se num imperativo para muitas empresas, principalmente aquelas com maior visibilidade. Ou seja, a integração de preocupações sociais e ambientais na actividade das organizações. Disto resulta o aparecimento do denominado Marketing Social cuja actividade se centra no desenvolvimento de acções que visam…

A essência do marketing

O Marketing é uma área absolutamente fascinante. Entranhado no nosso quotidiano, em situações tão naturais como a compra de uma marca de vinho, o Marketing é o elemento central da agitação da nossa actual sociedade contemporânea. Amado por uns - por aqueles que o entendem na perfeição -, mas odiado…
Tagged em

Como gerir uma equipa de vendas

“Como gerir uma equipa de vendas?" Designadas por consultores, account managers, delegados comerciais ou outras, para muitos clientes a Equipa de Vendas (EV) é a empresa. Assim, as EV representam a empresa junto dos seus clientes. Hoje, mais do que apenas vender, as EV assumem um importante papel na construção…

5 regras de "ouro" para energizar a sua empresa

1 - Segmente É vital segmentar e categorizar os seus contactos Cada cliente tem uma dimensão psicológica e necessidades comerciais bastante diferentes, seja qual for a área a que esteja ligado. Um cliente efectivo pode ter apetência para um tipo de produtos e serviços adicionais e um potencial cliente para…
Tagged em

O quinto P do Marketing

Muito além de um "modismo" passageiro, a Personalização é uma megatendência comportamental de mercado, e, portanto, deve ser incorporada ao Marketing Mix somando-se aos consagrados quatro "Ps" (Produto, Preço, Prazo e Promoção) para tornar-se o quinto "P" do marketing. Já que esta nova ferramenta de marketing vem ao encontro dos…

Marketing Informal

Chamamos de Marketing Informal a todo o processo de troca de valor, sem obstáculos, directos ou indirectos, causados pela formalidade. O Ser Humano desde a pré-história que se relaciona e necessita de comunicar, eficazmente, com os seus pares, quer para se alimentar, para satisfazer necessidades primárias e até mesmo para…

A Individualização como política de Marketing

É comum afirmar-se que o Marketing objectiva a concretização de um conjunto de transacções económicas. Contudo, e embora as transacções sejam um elemento fulcral em Marketing, pela sua extraordinária capacidade de transformar simples transacções em relações (de lealdade às marcas), o futuro das organizações empresariais passa, indiscutivelmente, pela individualização das…