AUTENTICAR

Atividades desportivas promotoras das Regiões

 O desporto é uma atividade contagiante, capaz de mover e unir massas em torno de uma modalidade, de uma equipa, de um evento e de diversos valores. União, destreza, paixão, esforço, espírito de sacrifício, capacidade de superação, são alguns dos valores que lhe são conferidos.

Mas o desporto pode revelar-se muito mais do que todos estes atributos. Portugal é um país com uma cultura bastante enraizada no desporto. Ao longo dos últimos anos verificamos grandes eventos desportivos a elevarem o nome do nosso país para patamares de mediatismo e de notoriedade reconhecidos, o que sem dúvida foi preponderante no fortalecimento da marca Portugal para o exterior em setores relevantes como é o caso do turismo. É inegável que o turismo é detentor de uma preponderância inquestionável, colocando em funcionamento diversos motores da economia, a nível nacional, regional e local. Neste contexto, a realização de eventos assume uma função importante no sentido de desenvolver e movimentar as economias das regiões onde os mesmos ocorrem, e na medida em que os eventos são desenvolvidos e concebidos em aliança com celebrações tradicionais e atributos, oferta e características das regiões, os mesmos são capazes de efetuar uma promoção local e regional consistente para o exterior.

Caso de Estudo: Uma Maratona que atrai milhares ao Douro

Em pleno coração da região turística do Alto Douro Vinhateiro ocorre a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, uma prova que caminha já para a sua 9ª edição,  sendo caracterizada por um circuito de 21 km, englobando ainda o mesmo circuito de 21 km para uma prova em cadeira de rodas e um circuito de 6 km para a realização de uma mini maratona. Este evento tem o seu principal objetivo centrado na dinamização e na promoção do Alto Douro Vinhateiro, região do famoso Vinho do Porto, destino de uma paisagem cultural rica, considerado Património Mundial pela Unesco, considerado em 2013 o melhor destino fluvial da Europa pelo Huffington Post, e considerado pelo Fodor's Travel (maior grupo de publicações de turismo do mundo) como um dos 25 destinos obrigatórios de 2014.     

Correr é uma prática desportiva com inúmeros amantes, sejam eles profissionais, amadores, seja com objetivos competitivos ou apenas com o intuito de manter a forma física ou atenuar a carga de um estilo de vida mais ativo e preenchido. Mas correr significa ainda lazer, estar com a família, socializar com os amigos ou colegas de trabalho. E se o objetivo de um destino turístico se centra na atração de turistas e que estes repitam a visita a esse mesmo destino, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro é hoje responsável pela ida de milhares de turistas ao Douro pela primeira vez, e pela repetição dessa mesma visita.

Na última edição foram mais de 10.000 aqueles que participaram neste evento, oriundos de vinte países do Mundo. E sendo que umas das grandes bases do marketing é a diferenciação, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro confere um motivo de visita ao Alto Douro Vinhateiro personalizado. A prática desportiva num evento desportivo que ocorre num destino turístico que confere aos seus participantes e visitantes um percurso ímpar, contemplado pela beleza de uma paisagem como é a do Alto Douro Vinhateiro, com certeza constitui uma motivação forte de visita à região, assim como um motivo para os mesmos recomendarem a visita a este destino pela sua rede de contactos.

Batizada como A Mais Bela Corrida do Mundo, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro é hoje não só uma das maiores montras da região turística do Douro, assim como um evento promotor de uma região em prol de uma atividade desportiva.

 

 

Rui Pinto

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Mestre em Relações Públicas e Publicidade pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Pós-Graduado/Executive Master em Marketing Management pelo IPAM-Porto.

Atualmente é Técnico de Comunicação & Marketing na Direção Corporativa de Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano, exercendo funções no âmbito das Empresas da Salvador Caetano Indústria e Responsabilidade Social Corporativa.

É formador certificado pelo IEFP, com especialidade nas áreas de Comunicação e Gestão de Marketing.

 
linkedin_logo_autor

 

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.