Alerta
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 368
AUTENTICAR

Marketing Digital

Social Media Trends for 2016

Report by Social Media Examiner (5,086 marketers) 1. Como era de esperar, Facebook em grande destaque quer para profissionais de Marketing B2C quer para profissionais B2B2. Boa relevância do LinkedIn em B2B. Embora seja uma plataforma única para grande parte dos sectores, com funcionalidades brutais, por vezes parece-me ser demasiado…

6 “insights” para organizar a sua estratégia de Marketing Digital

Muito se tem discutido sobre o futuro do Marketing Digital contudo, a imprevisibilidade desta área faz com que ninguém consiga ter uma resposta exacta. O que me parece comumente aceite é que estamos a caminhar para a “era da relevância” ou seja, o conteúdo será cada vez mais orientado em…

Gestão de crise no ambiente digital, a oportunidade de mudança!

Geralmente tudo começa com o relato de um caso que sensibiliza os utilizadores (nem todos são clientes ou potenciais clientes). Casos onde, aparentemente, impera a “injustiça”(questões ambientais, sociais, éticas, culturais) são levados ao extremo e a “comunidade web” mobiliza-se de imediato para “impor a ordem”, muitas vezes sem fazer a…

Os meios digitais mudaram o consumidor...e?

Parece-me indiscutível que os meios digitais em geral e as redes sociais em particular vêm amplificar comportamentos do consumidor. Como diz Erik Qualman, as mensagens deixaram de andar de “boca em boca” para passarem a andar “na boca do mundo inteiro” e o consumidor sabe disto. O consumidor está cada…

SOCIAL MEDIA STRATEGY 101

"A social media strategy defines the relationships, their value and sets out a plan to harness them to achieve a particular goal or set of goals." (Gary Fox) Atualmente o social media assume uma popularidade enorme nas estratégias de marketing das marcas, mas porquê? Podemos dizer que a necessidade de…

Impacto do Marketing Digital nas organizações

Na verdade, o impacto do Marketing Digital nas organizações, vai muito para além da relação entre as Marcas e os seus clientes. Um dos princípios do Marketing (e por consequência do Marketing Digital) é a criação de valor para todos os stakeholders e, no ambiente digital, é possível explorar novos…

Serão as suas Redes Sociais um espelho de si próprio?

A aparição das Redes Socais veio a alterar os paradigmas de comportamento das pessoas, o que obrigou as marcas a reconsiderarem as suas estratégias de comunicação e marketing, fazendo-as direcionar investimentos para estas redes, não só pelo seu poder de alcance, como também pelo elevado tempo que os consumidores passam…

A importância do Marketing Digital em Hotelaria

O nosso tempo está a ser marcado por uma era digital que tem dado passos largos na criação de novas tendências, novas procuras e novas necessidades, consequentemente, procurando novas respostas. Estas consideráveis mudanças e alterações de comportamento implicam que, por parte das empresas, deva existir uma nova adaptação a estes…

Content Marketing by Ralph Lauren

O Instagram, a app de captura e partilha dos momentos das nossas vidas, que foi comprada em abril de 2012 pelo Facebook por mil milhões de dólares, conta já com 150 milhões de utilizadores mensais ativos, não deixando ninguém indiferente. Elevando o "content marketing" ao seu melhor, a Ralph Lauren…

Medição e análise do Marketing Digital

3 Pontos-chave que deves ter em especial atenção no Marketing Digital Nos dias de hoje com o aumento da exposição das organizações aos canais digitais é importante que se estabeleça o que se vai medir e o porquê. 1º Público-alvo O meu público-alvo está aumentar ou a diminuir nas últimas…

4 dicas para ter melhores resultados na partilha de imagens no seu Facebook

É sabido que as imagens têm um enorme poder na comunicação digital. No Facebook então o seu poder é exponencialmente maior que qualquer outro tipo de publicação. São diversos os estudos que o comprovam. E no meio de tanta informação contraditória sobre o Facebook, o poder das imagens é talvez…

O que um director de marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais

O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais. Porque com a chamada "crise" o consumo está a cair a pique, as empresas têm um desafio pela frente: eliminar desperdícios e passar a justificar os investimentos feitos em marketing, nomeadamente em campanhas digitais. Objectivos Regra geral muito…

Comportamento do consumidor na internet

O estudo Consumer Barometer divulgado pelo Diário Económico, vem mais uma vez provar que as Marcas têm de marcar presença na WEB com uma estratégia bem definida. O estudo conclui que em Portugal: 53% dos consumidores portugueses procuram informação de todo o tipo na Internet; 23% assumem já terem feito…
Tagged em

Copywriting - A pergunta mágica que acaba com as incertezas e garante resultados

Se quer acabar com a indecisão e falta de confiança, sempre que tem de escrever um Email… Newsletter… um Blog Post… Redes Sociais… Home Page… Script de um vídeo ou áudio… Campanhas PPC… SEO… Squezze Pages… Páginas de Encomenda… Press Release… Case Study… porque NÃO sabe: Qual é o melhor…

Um caso real sobre comércio electrónico

Um caso real sobre comércio eletrónico Depois de seguir alguns casos pouco simpáticos na área do comércio eletrónico, onde as Marcas assumem compromissos que não conseguem cumprir, recentemente acompanhei uma experiência de compra on-line, no sector têxtil e calçado, com entrega no ponto de venda, que deixou muito a desejar…

A magia das imagens

Quando saiu a notícia da compra do Instagram pelo Facebook muitos foram os que admiraram com os números que foram oferecidos por Mark Zuckerberg. Mas de 700 milhões de Euros foi a oferta da rede social para comprar o Instagram e juntar os fundadores da empresa à equipa de desenvolvimento…

Social Commerce

Nos últimos anos um conjunto de ferramentas da Web têm atraído utilizadores, consumidores, empresas e toda a sociedade em geral. Este conjunto de ferramentas vulgarmente designadas por pertencerem à Web 2.0, facilita a colaboração entre utilizadores, a criação de recursos, a partilha de informação de uma forma bem mais completa…

Analítica Digital e Search Engine Optimization qual a relação?

Analítica Digital permite medir e analisar se estamos a melhorar em termos de posicionamento nos motores de pesquisa. Hoje quando falamos em motores de pesquisa falamos no Google com o maior player desta área, assim como o Bing que também não devemos esquecer. Recentemente a Google restringiu o acesso direto…

A crise e o meio online como oportunidade de mudança

Atualmente, a internet caracteriza-se por um ambiente capaz de afectar o marketing de qualquer organização, com ou sem fins lucrativos. Qualquer que seja a área de atividade em questão, um número considerável de consumidores interage diariamente através da web com a instituições e marcas. A interação a partir deste meio…

Youtube or not to be

Apesar de ter apenas 7 anos de idade, tornou-se o 3º site mais visitado do mundo. A cada minuto que passa, são enviados mais de 60 horas de vídeos e são vistos 4 mil milhões de vídeos diariamente, com 600 milhões de visualizações através de smartphone. Lembro-me que quando o…

Gestão de crise nos Social Media

Com o crescimento actual dos social media, há também uma mudança na estrutura de poder, uma vez que, a possibilidade de produzir conteúdos e influenciar pessoas e decisões já não está apenas ao alcance dos grandes grupos empresariais: qualquer pessoa pode agora ser autora. Blogues que nasceram como diários virtuais…

Variáveis do Marketing Digital

O crescimento do Marketing Digital como disciplina de estudo e investigação, faz com que diversos autores defendam uma nova evolução aos P´s do Marketing para incluir variáveis que se enquadram no ambiente digital e no comportamento do consumidor online.Desta forma, Coto, (2010), Director Académico do Master em Marketing Digital da…

Impacto da Internet no Marketing Operacional

As principais características da Internet que causam impacto no Marketing são (Dionísio et al., 2009: 32): 1. Imaterialidade – toda a Informação pode ser digitalizada e transmitida pela Internet 2. Omnipresença – uma rede global à distância de um clique 3. Rapidez – níveis de interactividade e inovação que a…

Potencial da Web na Segmentação do Mercado

Não é novidade nenhuma para ninguém (embora muitas Marcas não o façam) que segmentar o mercado é fundamental. Não conseguimos agradar a todos e os nossos Produtos não satisfazem toda a gente como tal, temos que definir que “target” pretendemos “atingir” com as nossas acções de Marketing(que obviamente nos ajuda…

Diferenças entre ambiente digital e ambiente tradicional

Muitas empresas estão a utilizar os meios digitais da mesma forma que usam os meios tradicionais no que respeita, à comunicação, à estratégia e à interacção e relacionamento com o seu público-alvo porém, é importante perceber que há diferenças significativas entre o digital e o tradicional, mesmo quando se complementam.…

Promover uma cultura de medição e performance

A cultura portuguesa está pouco orientada à medição e à performance. Alguns exemplos: A falta de rigor e má gestão das finanças do Estado levou o país à beira da falência. Não se conhecem os números precisos, nem existem responsáveis. Gestores de empresas públicas deixaram acumular milhões de euro de…

SEO It´s all about localizing language content

Este artigo visa proporcionar uma perspectiva geral sobre os poblemas linguísticos que podem ocorrer aquando da implementação duma campanha internacional de Marketing Online. A optimização de uma campanha de marketing online poderá deparar-se com algumas barreiras linguísticas e/ou comportamentais. A nível das barreiras linguísticas vamos observar o caso de um…

Web 2.0 : A controvérsia

O termo WEB 2.0 já faz parte do nosso dia-a-dia e por vezes nem reflectimos sobre a sua existência e, nem sabemos muito bem o que a WEB 2.0 defende. Para definir o conceito de WEB 2.0, O´Reilly (2006) publicou no seu blogue que: “Web 2.0 is the business revolution…

Método AIDA no Marketing Digital

O método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Acção), um dos mais usados no marketing tradicional, continua a ser válido no marketing digital, especialmente na criação de landing pages profissionais. Na implementação do método AIDA numa campanha de marketing digital, a imagem e restantes elementos multimédia ganham especial importância, pois permitem-nos…
Tagged em

Facebook Places

Mais uma vez o Facebook tem sido vitima de falta de privacidade, desta vez, o "alvo" é a aplicação Facebook Places. Esta opção já anda a dar que falarl e já correm vários e-mails de alerta para a falta de privacidade desta ferramenta que expõe conversas dos utilizadores, assim como,…

Medidas Anti-Crise

No artigo anterior (http://mktportugal.com/blog/?p=2549) falei da possibilidade do aparecimento de um cenário de crise com origem nas plataformas actuais de social media. Tendo em conta, por um lado o contínuo crescimento do número de subscritores que utilizam estas plataformas, e, pelo outro, a democratização da produção de conteúdos, actualmente, qualquer…

Como ser ignorado numa Rede Social

Twitter Twitter ... mensagens em 140 caracteres cujo contexto é maioritariamente impessoal.Cada mensagem é dirigida a quem quiser segui-lo, a não ser que seja dirigido a alguém (i.e. parte de uma conversação). A maior parte dos seguidores são desconhecidos ou pessoas com quem não temos grande intimidade.Fazendo uma analogia o…

SOCIAL MEDIA, 1, 2, 3...vou ver isto outra vez!

Imaginemos que, por trás deste texto se encontra uma estratégia bem delineada, objectivos escorreitos, percursos tácticos alinhados como deve ser e capacidade operacional de escrita de excelente nível. Tudo isto pode ser deitado por terra por força de um qualquer impulso irreflectido, empurrado pelo vício e pela febre de «twittar»…

Impedir acesso a medias sociais nas empresas, why?

Hoje venho partilhar convosco a minha opinião sobre um assunto que tem preocupado muitas empresas, que corresponde à utilização das redes sociais em horário de trabalho. Muitas empresas, têm decidido cortar o mal pela raiz, bloqueado o acesso aos diversos medias sociais. No meu ponto de vista, esta situação levanta…

12 dicas para promover o Word-of-Mouth (Social Media Marketing)

1. Criem conteúdo relevante, de interesse e que consiga gerar conversa…evitem o ruído. 2. Identifiquem os influenciadores e os líderes de opinião/prescritores de informação. Certamente eles irão ajudar a espalhar a mensagem junto do nosso público-alvo 3. Envolva este segmento de pessoas e criem um compromisso com eles para que…

Global e transmissível!

A Globalização foi um dos elementos fulcrais na expansão de conteúdos graças ao aparecimento dos mídia de distribuição de informação/conhecimento a uma escala global. Na verdade, global torna-se um conceito importante, pois com a globalização económica e de informação o mundo mudou: o que era longe passou a ser perto,…
Tagged em

Era uma vez na Galáxia das Redes Sociais

Era uma vez uma galáxia onde as Redes Sociais proliferavam uma Rede porventura desconhecida pela grande maioria. O seu nome era Picotea. Picotea? Sim, escutaram bem, Picotea. Este nome nada mais acrescentaria a essa bela e florescente Galáxia se não fosse um “Twitter versão espanhola”. Esse “Twitter” começou como uma…

Web Analytics

Definição Web Analytics “The measurement of data as it relates to an Internet site, including the behavior of visitors, the amount of traffic, the conversion rates, web server performance, user experience, and other information in order to understand and proof of results and continually improve the results of a site…

Comunicação p´ra que te quero...

De um lado temos um fenómeno crescente de adesão, interactividade, partilha e tempo gasto no mundo online, que tem despertado a curiosidade e o interesse de muitas marcas e entidades, pelo seu potencial de contacto com os consumidores. Do outro lado temos um sector vital para o crescimento da sociedade…

Sou Director de Marketing e tenho um novo site para adjudicar, e agora?

Já ouviu falar de optimização para motores de pesquisa (SEO), usabilidade e acessibilidade mas na prática não sabe se a agência/parceiro que vai fazer o seu site vai ou não cumprir as boas práticas de desenvolvimento web. Neste artigo revelo algumas orientações para que o seu próximo site cumpra os…

Planeie a sua presença online

A presença online, não corresponde só à presença nas redes sociais, mas sendo estas "plataformas", das mais dinâmicas neste mercado, vamos tentar centrar-nos nesta matéria e planear a nossa presença online, nas redes sociais. A metodologia apresentada neste artigo, poderá servir para qualquer “plataforma”, o procedimento é o mesmo e…

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO (Search Engine Optimization), ou se quiserem optimização de motores de pesquisa serve para colocar o vosso site em posições relevantes aquando da pesquisa exemplo: Google, Yahoo, Sapo ou outro. O SEO (Search Engine Optimization) é usado para múltiplas funções, desde comunicação da marca, posicionamento na Web, mas penso…

Web Marketing - Parte II

Blogues, Fóruns Estes permitem que nós, ao colocarmos conteúdo este deve ser dar conhecimento e ouvir as opiniões de pessoas que nos visitam. Estes blogues devem ter artigos com menos de 500 palavras (podem existir excepções á regra) deve ser combinado com texto e imagem para ser agradável a vista…

As leis fundamentais de SEO

Nesta minha primeira contribuição decidi abordar as bases teóricas que fundamentam a teoria do SEO. A WWW é composta por diversos ecosistemas de pesquisa (Google, Yahoo, Sistemas de busca interna de qualquer website). No conceito fundamental de ecosistema está o processo de produção, indexação e apresentação de determinados conteúdos em…

Introdução ao Marketing Digital

Introdução ao Marketing DigitalA ideia deste artigo é fazer uma abordagem introdutória ao Marketing Digital. O artigo irá ser complementado com outros artigos, divididos da seguinte forma: Web 2.0 Geração “proconsumer” Redes sociais e Networking Comportamento de compra e consumo via Internet Segmentação de mercados Novas formas de pensar (Marketing…

Web Marketing

Num mundo cada vez mais online em que os consumidores e utilizadores da Internet, passam cada vez mais tempo e efectuam as suas decisões de compra, após consulta informada na Internet. Derivada a esta crescente importância, o Web Marketing tem e irá assumir cada vez mais importância para as empresas…

A desmistificação do conceito de SEO

SEO significa Search Engine Optimization e refere-se ao trabalho de programação e optimização requerido em qualquer tecnologia web que permite a correcta indexação de conteúdos aos motores de busca utilizados pelos usuários da Internet. Muitos profissionais ligados ao mundo web continuam a querer vender os seus serviços querendo fazer acreditar…