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4 dicas para ter melhores resultados na partilha de imagens no seu Facebook

É sabido que as imagens têm um enorme poder na comunicação digital. No Facebook então o seu poder é exponencialmente maior que qualquer outro tipo de publicação. São diversos os estudos que o comprovam. E no meio de tanta informação contraditória sobre o Facebook, o poder das imagens é talvez o único ponto em que todos os estudos são unânimes.

Mas então porque será que nem todos conseguimos tirar o máximo partido do poder das imagens?

Deixo aqui 4 dicas que o ajudarão a utilizar melhor as imagens na comunicação digital.

1 - Use os tamanhos de imagem  fornecidos pelo Facebook

O Facebook disponibiliza todas as dimensões para que possamos optimizar as imagens que divulgamos. Se não o fizermos os algoritmos do Facebook tratam de as optimizar por nós. Claro que os resultados que vamos obter com uma imagem optimizada pelo Facebook são piores que os resultados obtidos com uma imagem optimizada por nós. A optimização do Facebook é feita por um algoritmo, que embora seja tecnicamente excelente, não chega sequer ao perto da nossa capacidade de processamento.

Assim sendo não seja preguiçoso e optimize as suas imagens para os tamanhos  843x403 se quiser dar destaque à imagem ou 403x403 se não pretender dar destaque à imagem.

2 - Sabe a importância que a sua  foto de perfil tem no sucesso da sua comunicação?

A pequena foto de perfil é muitas vezes ignorada mas tem uma importância capital no sucesso da nossa comunicação. É sabido que os utilizadores passam maior parte do tempo no feed de notícias. E que maior parte da interacção gerada na comunicação digital também ocorre nesse mesmo feed.

                Agora deixo uma questão: "Já foi ao feed de notícias ver como aparece a sua imagem?"

Se nunca fez esse exercício, faça-o agora e vá verificar se a sua imagem de perfil se destaca das demais. É que no feed de notícias a "concorrência" por maior destaque é muito feroz. E só as imagens bem estudadas ganham o merecido destaque.Se a página de Facebook que gere é de uma empresa certifique-se que esta tem uma versão do logótipo optimizada para o Facebook. Aliás, esta é uma característica que qualquer logótipo criado nos dias de hoje deve ter em conta.O logótipo utilizado nas redes sociais deve ser de extrema simplicidade. De forma a que tenha uma correcta leitura em tamanhos tão pequenos como são os que aparecem no feed de notícias. O uso de uma mancha de cor sólida é uma boa prática. Já a opção de utilizar uma imagem na foto de perfil tem, na maioria das vezes, maus resultados.

3 - Tenha em atenção às cores que usa

Claro que se tem um logótipo verde ou azul, não deve mudar as cores por causa da comunicação no Facebook. Melhor dizendo. Se a comunicação da sua empresa não tem como principal ponto de contacto com o cliente o Facebook, não eve mudar a cor do seu logótipo, mas se o Facebook for um importante ponto de contacto com os seus clientes e tiver o tal logótipo azul ou verde, é capaz de não ser pior começar a pensar em fazer um rebranding e mudar a cor do seu logótipo.

E porque deve ter essa atenção. Analisando cromáticamente o Facebook rapidamente nos apercebemos que a cor azul predomina na plataforma. Assim as cores que se destacam nesse meio cromático com predominância de azul, são os amarelos e laranjas. Cores opostas ao azul na roda das cores. As chamadas corres complementares.

Mesmo a nível de imagens partilhadas, as imagens com maior predominância de amarelo e laranja obtêm melhores resultados. Pode fazer o seguinte teste. Crie 2 versões da mesma imagem e no photoshop. Uma com tons amarelados e laranjas e outra com tons azulados e verdes. Faça a publicação das 2 com cerca de 1 mês de espaçamento temporal. As mensagens devem ser feitas precisamente à mesma hora e com o mesmo conteúdo de texto. Verifique os resultados.

4 - A simplicidade atrai

O feed do Facebook é inundado de mensagem a todos os minutos. Perante a confusão geral que é essa "catadupa" de informação, os conteúdos gráficos mais simples ganham claro destaque.

Se tiver que publicar uma imagem para passar a sua mensagem, opte por uma que seja de simples leitura e que prenda de imediato a atenção dos seus leitores. A menos que pretenda fazer um passatempo do tipo "onde está o wally". Ai sim os seus leitores estarão com disposição de ficar uns segundos a olhar para a sua imagem.

João Bem

 

Apaixonado por comunicação visual é designer na Sanindusa e Designer freelancer em joaobem.biz


É Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Pós Graduado em Marketing Digital pelo IPAM.

 

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Sítio: www.joaobem.biz

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