AUTENTICAR

Como ser ignorado numa Rede Social

Twitter

Twitter ... mensagens em 140 caracteres cujo contexto é maioritariamente impessoal.Cada mensagem é dirigida a quem quiser segui-lo, a não ser que seja dirigido a alguém (i.e. parte de uma conversação). A maior parte dos seguidores são desconhecidos ou pessoas com quem não temos grande intimidade.Fazendo uma analogia o Twitter é como que um mercado onde cada um apregoa a mensagem que lhe apetece.

  • Contexto principal: impessoal
  • Tipos de comunicação: frivolidades, conversas, links, notícias, auto-promoção, spam.
  • Ligação a: desconhecidos, conhecidos, colegas, amigos, público em geral

LinkedIN

Vamos olhar para o LinkedIN. O LinkedIN defini-se como "The Largest Professional Network", a maior rede social profissional. O LinkedIN foi concebido para potenciarmos a nossa rede profissional; logo o contexto é claramente profissional.

  • Contexto: profissional
  • Tipos de comunicação: CV, contactos, troca de conhecimentos, networking.
  • Ligação a: clientes, fornecedores, colegas, conhecidos do contexto profissional, alguns amigos.

 

Exemplo: Na minha timeline tenho os seguintes status updates:

São 17 updates (sem contar com updates agregados a rosa mais escuro) dos quais:

  • 7 via Twitter (a rosa)
  • 10 LinkedIN (a azul)

41% destes status updates são alimentados automaticamente via Twitter. Será que dados os diferentes contextos/objectivos/perfis de ligação deveriamos publicar a mesma mensagem nas diferentes redes sociais ? Se eu já sigo determinado utilizador no Twitter porque é que tenho de visualizar as mesmas mensagens no LinkedIN ?

A consequência

O que acontece a uma mensagem com um conteúdo desajustado do contexto onde se encontra ? No e-mail chamamos estas mensagens SPAM. No LinkedIN para cada status update temos um botão Hideque nos permite esconder todas as futuras mensagens desse utilzador. Se os seus status updates forem escondidos das timelines dos seus contactos, estes deixarão também de consultar todas as suas actualizações, vindas do Twitter ou do LinkedIN. Você é agora invisível!

Como comunicar ?

    • Não comunicar a mesma mensagem em redes sociais de contextos diferentes.
    • Abrir uma conta no Friendfeed. Este serviço agrega toda a sua actividade online (e.g. Flickr, Picasa, Twitter, Youtube, Vimeo, Blogs) num feed RSS.
    • Medir a efectividade da sua comunicação (um post sobre isto em breve!)

Friendfeed

 
João Correia

 

Especialista em Web Analytics, Search Engine Marketing e Optimização de performance.


João Correia é um profissional de Marketing Online com quase duas décadas de experiência na web. Trabalha na Califórnia, USA como Web Analytics Strategist. A sua especialidade é definir e implementar estratégias de medição da performance do marketing online orientadas ao negócio.

 

Linkedin Twitter blogger Gplus

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.