AUTENTICAR

Era uma vez na Galáxia das Redes Sociais

 

Era uma vez uma galáxia onde as Redes Sociais proliferavam uma Rede porventura desconhecida pela grande maioria. O seu nome era Picotea. Picotea? Sim, escutaram bem, Picotea. Este nome nada mais acrescentaria a essa bela e florescente Galáxia se não fosse um “Twitter versão espanhola”. Esse “Twitter” começou como uma ferramenta de comunicação entre trabalhadores de várias lojas. Mais tarde, optou-se por utilizar essa aplicação como “Ferramenta para Comunicação Interna em Organizações”. Esta Rede começou a ganhar notoriedade em Espanha e em Países de Expressão Hispânica. Estarão a perguntar-se: Quais eram as diferenças entre este “Twitter” e o “Original”? Procurar-se-á, no seguinte quadro, estabelecer esse paralelo:

Picotea

Twitter

-Grupos;

-Eventos;

-Círculos de Conversa;

- Grupos;

-Eventos;

- Inexistência de Círculos de Conversa;

- Sincronização com o Twitter, FriendFeed e Facebook (o que poderá ser uma mais-valia ao nível do Posicionamento);

- Inexistência de Sincronização com o Picotea;

- Próxima versão terá ainda mais possibilidades de Sincronização;

- Não aplicável ao Twitter;

- Num futuro próximo será utilizado como Media Digital [permitir aos meios de comunicação divulgar as suas notícias e vídeos e permitir a interacção com os “picoteadores” (utilizadores do Picotea)];

- Não aplicável ao Twitter;

Mensagens com 160 Caracteres;

Mensagens com 140 Caracteres;

A nível da sua utilização, o Picotea, é bastante simples e intuitivo. Esta rede poderá ser encontrada em http://picotea.com/es/. O registo na mesma é gratuito e bastante célere. Actualmente, a Rede conta com alguns utilizadores com grande notoriedade social. Temos como exemplo: O Palácio da Moncloa que actualiza diariamente os seus conteúdos relativos à actividade política do Governo Espanhol. De realçar que esta estratégia de Comunicação por parte do Governo Espanhol tem sido bastante proveitosa.

Picotea_

Imagem 1- Página de Perfil do Governo Espanhol “Desde la Moncloa” no Picotea

Esta tipologia de Redes Sociais, de âmbito nacional, poderá ser um trunfo a utilizar pelas empresas que pretendam penetrar em dados mercados. Neste caso, uma estratégia de divulgação dos produtos da empresa X tendo em mente o mercado espanhol seria sem dúvida proveitosa. Serão as Redes Sociais de âmbito nacional o futuro no que ao Web Social Marketing diz respeito? Abordando uma particularidade desta rede, o tamanho neste contexto poderá revelar-se fulcral. No Twitter as mensagens podem conter até 140 caracteres, enquanto que no Picoteaelas podem conter até 160 caracteres. 20 caracteres; poderão parecer irrelevantes aos olhos do comum dos mortais, mas aquando da divulgação dos conteúdos poderão ser de extrema importância.

Convido-vos a “picotear”! Deverão antes disso ver o vídeo do Criador do Picotea:

¡ Hasta pronto en Picotea!

Referências:

[ data de acesso: 15 de Maio de 2010]

 

Artigo escrito por: João Miranda

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.