Introdução ao Marketing Digital
- Escrito por Paulo Morais
- Publicado em Marketing Digital
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Introdução ao Marketing DigitalA ideia deste artigo é fazer uma abordagem introdutória ao Marketing Digital. O artigo irá ser complementado com outros artigos, divididos da seguinte forma:
- Web 2.0
- Geração “proconsumer”
- Redes sociais e Networking
- Comportamento de compra e consumo via Internet
- Segmentação de mercados
- Novas formas de pensar (Marketing Mix).
A geração “y” tem uma taxa de utilização de internet, próxima dos 100%
- Cada vez mais há utilizadores de internet e quanto mais jovens são as pessoas, maior é o seu conhecimento e capacidade de adaptação a novas tecnologias.Relembro uma notícia do Publico, publicada a 16.10.2009: O número de utilizadores de Internet em Portugal Continental aumentou dez vezes nos últimos 13 anos. Em 2009, perto de 4,5 milhões de portugueses acedem regularmente à Internet, de acordo com os mais recentes dados do Bareme Internet da Marktest. Este valor é altamente significativo e não deixa dúvidas de que a internet, independentemente da indústria onde trabalhamos, deve ser uma aposta clara. O estudo refere ainda: Os 5,6 por cento de indivíduos que em 1997 acediam à Internet passaram, em 2009, para 53,9 por cento - mais 863 por cento do que então, indica o relatório. A profissão dos utilizadores é ainda marcante no acesso à Internet: entre as domésticas apenas 9,1 por cento assume aceder à Web, ao passo que entre os estudantes a percentagem aumenta para 98,5 por cento. Nota-se igualmente uma grande discrepância no que toca à idade
: 96,7 por cento dos jovens entre os 15 e 17 anos
- já não dispensa a Internet, um valor muito acima dos 7,3 por cento de idosos com mais de 64 anos que também navegam. Os dois sexos apresentam igualmente diferenças: 62,19% dos homens acede à Internet, ao passo que esse valor baixa para 46,5% junto das mulheres. Entre as regiões é onde encontramos menor heterogeneidade, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem taxas superiores de utilização de Internet: 63,0 por cento e 60,8 por cento, respectivamente. Não tenhamos dúvidas que os “novos clientes” já estão pela internet à procura de informação. Será através da internet que vão ser influenciados iniciando o seu processo de decisão de compra (que falaremos noutro artigo)
Internet e Web são a mesma coisa?
- Para começar a falar sobre este assunto, convém perceber um pouco alguns conceitos que por vezes se misturam. Recorremos ao livro de
Filipe Carrera
- -
Marketing digital na versão web 2.0
- para encontrar algumas definições. É preciso clarificar que Internet é diferente de Web (World Wide Web, que em português significa "Rede de alcance mundial"), ou seja, de uma forma simplista, podemos assumir que a Web é uma ferramenta da Internet. Para além da Web, a Internet tem outras ferramentas, como por exemplo o correio electrónico e os chats (messenger, skype, etc.). É de facto extraordinário tentar perceber todas estas definições que se interligam, mas não é esse o motivo para que serve este artigo. Aqui procuro dar uma visão que, ao contrário do que se possa pensar, adapta-se à nossa Indústria, a Indústria Farmacêutica. Nos dias de hoje, é indispensável que os Marketeers e Gestores olhem para a Internet como uma ferramenta única, que merece uma análise individual e particular, tem variáveis próprias que têm e devem ser analisadas. Toda a estratégia deve passar pelo mundo Digital, mesmo que seja apenas numa perspectiva Institucional. É essencial que as empresas e o Marketing se adaptem à nova realidade, estruturando os seus recursos, procurando tirar o maior partido deste mercado. É importante que haja uma estratégia clara, que integre o Marketing Tradicional com o Marketing Digital, porque a Internet veio para ficar e está em forte crescimento.
Web 2.0 e a geração PROCONSUMER
- A “nova” Web, chamada de Web 2.0, veio impulsionar a geração
proconsumer
- (produtor + consumidor), a geração que para além de se servir da Internet para recolher informação, também a partilha, entrando numa óptica de produtor/consumidor de conteúdos e informação. Criámos um quadro para exemplificar melhor as alterações da antiga Web (designada por web 1.0) para a recente Web 2.0.
Web 1.0 | Web 2.0 |
Eu publico, tu lês | Nos publicamos, nós lemos |
Eu forneço | Nós partilhamos |
Era da Produção | Era da colaboração |
Webpage, site | Wiki, Blog, CMS (Content Management Systems), LMS (Learning Management Systems) |
Sociedade da Informação | Sociedade do conhecimento |
Fonte: Marketing Digital na versão 2.0
- A mobilidade causada pelo
gadgets
- (dispositivos electrónicos portáteis), e pelo forte aumento da velocidade de banda larga, tem vindo a aumentar a interacção na Internet e permitiu que cada vez mais se partilhassem conteúdos e informação. Actualmente, em qualquer lado do mundo, uma pessoa pode aceder à Internet, partilhando ou recolhendo informação em tempo real. Aguarde pelo próximo artigo, onde aprofundarei o tema
WEB 2.0 (fazendo referência à web 3.0)

Paulo Morais
É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência.
Mestre em Gestão de Marketing e pós-graduado em Direção de Marketing e Vendas pelo ISCTE.
Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM.
Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.