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Método AIDA no Marketing Digital

 

O método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Acção), um dos mais usados no marketing tradicional, continua a ser válido no marketing digital, especialmente na criação de landing pages profissionais. Na implementação do método AIDA numa campanha de marketing digital, a imagem e restantes elementos multimédia ganham especial importância, pois permitem-nos enfatizar os quatro itens que o compõem.

Neste artigo vou usar uma Landing Page da WILDFIRE, que não foi criada por mim, mas que considero um excelente exemplo de aplicação do método AIDA. Quando começar uma campanha de marketing digital que use uma landing page, a primeira coisa que esta terá que fazer é chamar a captar a ATENÇÃO dos utilizadores. Perante a inundação de mensagens publicitárias a que os utilizadores estão sujeitos, porque prestaram atenção à sua mensagem em detrimento da mensagem do seu concorrente? Para chamar a atenção e destacar a sua mensagem das demais, deverá seguir uma estratégia que englobe: - Utilização de layout organizado; - Implementação de uma paleta de cores neutras e uma ou duas cores de contraste. - Oferta de ajuda ao utilizador; - Utilização das redes sociais para que o utilizador possa espalhar a mensagem;

No caso da WILDFIRE, destaco o layout muito bem organizado e um código de cores que cativa o olhar e o encaminha para as acções pretendidas. Depois de conseguir a atenção do utilizador, terá de despertar o INTERESSE dele. E como vai conseguir despertar o interesse do utilizador para a sua mensagem? Nada mais fácil! Utilize a técnica que os bebés utilizam há milhões de anos e com a qual conseguem que fiquemos babados a olhar para eles. O segredo está em oferecer quando o utilizador está à espera que lhe cobre. Esta oferta deverá ter valor e fornecer um factor diferencial de relevo para que o utilizador, percepcione na sua empresa uma entidade credível e que lhe dá algo de importante e inesperado. No caso apresentado, a WILDFIRE oferece conteúdos em vídeo, que ajudam o utilizador a entender o poder e mais-valias que poderá alcançar com a aquisição das suas aplicações para facebook. A partir do momento que o cliente tem interesse no seu produto é a altura certa para despertar o seu DESEJO.

O desejo pode ser criado através de promoções, descontos, oferta de produtos, etc… No caso da WILDFIRE, o factor desejo foi criado a partir de uma demonstração de resultados e da indicação de empresas famosas que já utilizam e recomendam os seus serviços. Tendo conseguido implementar os três primeiros factores com sucesso, o utilizador está pronto a comprar o seu produto / serviço e a tornar-se seu cliente. Dê o destaque merecido ao factor ACÇÃO. Não opte por esconder o botão de activação da acção pretendida (call to action).

A correcta implementação da paleta de cores definida para a sua landing page é crucial neste ponto. Utilize a cor de mais contraste no botão que leva à acção. Não caia na tentação de colocar uma cor berrante, completamente fora da sua paleta de cores, só para chamar a atenção. Dessa forma o descrédito será imediato e será recordado como um néon de pastelaria no centro da cidade (ruído visual).

No caso WILDFIRE, o destaque dado ao sign up foi dado com uma grande mancha na cor de contraste principal. Como os formulários de registo tendem a ficar cada vez maiores, e mais chatos de preencher J , criaram um segundo destaque ao facto do formulário demorar apenas 20 segundos a ser preenchido. Nesse destaque utilizaram uma mancha na cor contrastante secundária e numa forma geométrica diferente do botão da acção. De forma a aumentar a eficácia da sua landing page terá de monitorizar os resultados e fazer as rectificações necessárias (alterar escalas, paletes de cor, fontes, disposição de elementos, etc…) até que a landing page atinja ou supere os seus objectivos.

João Bem

 

Apaixonado por comunicação visual é designer na Sanindusa e Designer freelancer em joaobem.biz


É Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Pós Graduado em Marketing Digital pelo IPAM.

 

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Sítio: www.joaobem.biz

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