AUTENTICAR

Os novos nomes de dominios da internet, o que está a mudar e qual o impacto?

Os novos domínios na Internet, o que está a mudar e qual o impacto?

Os novos dominios na internet vão revolucionar o que conhecemos e a corrida já está em curso . Estes novos nomes para os dominios, não só permite novas denominações assim como a inserção e colocação de  caracteres chineses. Verifico que algumas cidades e marcas estão a apostar nesta nova denominação ( link de referencia 3), no entanto  não vi nehum pedido de registo para cidades Portuguesas ou  Brasileiras , mas sim para Barcelona, Madrid e Londres.

Vejamos alguns exemplos  que podem ser criados: Caja.MADRID ; HOSTELS.BARCELONA ; rent-a-car.LONDON ;descontos.LISBOA ; descontos.PORTO

Outro tipo de denominação de dominio pode não ser geográfico, mas por exemplo stand-Jorge.CARROS  para exemplos de sites com a denominação de dominio já existente,  stand-jorge.carros.pt

As marcas e as maiores multinacionais estão a envolver-se.  Podemos ver a lista que está em periodo de submissão ( referencia número 3). A corrida é a nivel global aos termos genericos de denominação de dominio como marketing, media entre outros termos.

Existe um posicionamento no mercado global, mas o investimento poderá ser elevado,  o custo anual de $25.000 (US)( tem de pagar  logo 3 anos) e assim como o custo da submissão da canditatura de $185.000(US), não está ao alcance de todos. Existe também a possiblidade de registar mais de 50.000 níveis de segundo nivel. Vamos fazer aqui umas contas para averiguarmos o valor do investimento.

Investimento total 3 anos = $ 185.000+(3X$25.000)= $ 255.000

Verificar qual o valor de cada dominio/site

$ 255000 / nº de sites a criar = se fosse  50 000 seria de $ 5 e 10 centimos. 

Para quem pensar em investir, precisa de colocar estes valores no investimento que é feito no Marketing Digital, efetuando as contas por ano e por mês para poder calcular os seus KPI's de forma equivalente na duração para ficar coerente, o ROI, mais propriamente o R.O.M.I. (Return on Marketing Investiment).

Estes indicadores de performance juntamente com algumas métricas vão poder dar-lhe uma visão global, deste investimento. O  gestor de Marketing Digital necessita de informação contextualizada para  que as decisões tenham ainda mais qualidade de informação.  

Ao nivel da pesquisa orgânica (Search Engine Optimization) o URL (dominio e caminho com por exemplo http://press2releaseweb.com), tem muita importancia para os motores de pesquisa principais e ninguém quer ficar sem as denominações que tem potencialmente maior valor económico futuro.  

referencias:

  1. http://blog.ittechbuz.com/2011/10/novos-dominios-gtlds-na-internet-e-o.html
  2. http://newgtlds.icann.org/en/applicants/agb/guidebook-full-04jun12-en.pdf
  3. http://newgtlds.icann.org/en/program-status/application-results/strings-1200utc-13jun12-en

 

Jorge Cunha

Digital Analytics "Evangelist"

Consultor de CRM

Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com


Sempre ligado a implementações de soluções de negócio, muito focado no cliente.

Descobriu que tinha uma paixão pela Web em 2006 e desde então que desenvolve uma atividade de Marketing Digital, muito focado na Web Analítica sendo o seu lema “Medir para Gerir o Marketing Digital”

Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com Criou um projeto especial de comunicados de Imprensa Online em 2010 o site http://press2releaseweb.com.

 

Linkedin Twitter Facebook

Sítio: ittechbuz.com

1 comentário

  • Giovani Molozzi
    Giovani Molozzi 26-11-2013 Ligação de comentário

    Ola tudo bem,
    Interessante essa mudança... mas se for esses valores mesmo os grandes players de cada área serão beneficiados.
    Eu escrevo muito para meus clientes em meu blog http://www.penielestudio.com.br sobre otimização e posicionamento e conversão, e inclui também a boa escolha dos dominios, mas com essas mudanças realmente o jogo vai mudar um pouco, resta saber qual a relevância que o Google vai dar a estes novos nomes.

    Um abraço.

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.