AUTENTICAR

Facebook Places

Mais uma vez o Facebook tem sido vitima de falta de privacidade, desta vez, o "alvo" é a aplicação Facebook Places. Esta opção já anda a dar que falarl e já correm vários e-mails de alerta para a falta de privacidade desta ferramenta que expõe conversas dos utilizadores, assim como, fornece o mapa de onde estamos situados. O alerta surge porque "agora conseguem descobrir onde nós estamos a toda a hora", "Mark Zuckerberg saberá sempre onde estamos e o que estamos a fazer" O Facebook Places permite que os utilizadores façam o "check in" para os seus amigos saberem, exactamente, a sua localização actual. Com toda a controvérsia que este tipo de aplicações pode gerar, nós (profissionais de Marketing), temos que perceber muito bem o que está aqui em causa. Actualmente o Facebook Places está disponível nos EUA, Reino Unido e Japão, mas, a promessa é chegar rapidamente a todos os países. O que é o Facebook Places?

É um aplicativo baseado na Localização. Recorre ao sistema de GPS para que se possa fazer um "check in" através dos telemóveis e fornecer informação aos amigos sobre a nossa localização. Público-alvo? A previsão é para que este tipo de aplicação seja utilizada, maioritariamente, pelos jovens e pessoal socialmente activas. Utilização A ideia não é utilizar este aplicativo apenas para grandes viagens onde até se pode trabalhar o "status" partilhando a nossa deslocação, por exemplo, para o estrangeiro. O objectivo desta aplicação é ir mais longe, por exemplo, eu vou a um restaurante local, partilho com a minha rede na esperança de um dos meus amigos estar por perto e combinar ir lá ter comigo. Se nós - utilizadores WEB - temos cada vez mais "voto na matéria", com o Facebook Places, mais iremos passar a ter. Esta aplicação permite associar comentários ao "check in". Ao optar por  um restaurante, posso partilhar essa informação com a minha rede e, posso agregar um comentário relativamente ao restaurante, que ficará visivel para a minha rede e posteriormente em pesquisas sobre esse restaurante. Recorrendo ao GPS, o Facebook Places irá identificar "pontos quentes" na nossa área e irá indicar-nos os comentários que as pessoas deixaram. É uma forma de sermos influenciados na nossa escolha. Privacidade Com isto tudo, é inevitável que se fale da privacidade. É importante referir que o Facebook não é constituído apenas por amigos e gente de bem, esta aplicação é obviamente uma oportunidade para se obter informação que de outra forma seria impossível. Esta aplicação vai colocar transparência na rede, para o bem e para o mal, todos (incluindo assaltantes) poderão, de alguma forma, saber por onde andamos, se estamos ou não em casa, se estamos ou não longe, etc.. é preciso estar atento. Vídeo Facebook Places - O que suposto acontecer!

é 

Configuração conta Facebook1º Clicar em Conta

2º Definições de privacidade;

3º Personalizar definições;

 

4º Amigos podem visitar locais por mim

5º Desactivar

"O Facebook nunca irá partilhar ou divulgar a tua localização automaticamente"

 

Próximo Passo: Notificações

1º Clicar em Conta

2º Definições de conta

3º Notificações

Scroll down até verem locais 5º Desmarcar as duas opções (para quem quiser desactivar)

6º Confirmar as alterações

Apesar de toda a resistência relativamente às aplicações de geo-localização, o Facebook explora uma área que já tem apresentado resultados junto dos seus concorrentes e, para nós, profissionais de Marketing, fica o alerta para estarmos atentos a este tipo de aplicação que nos vai ajudar, cada vez mais, a conhecer e a segmentar o consumidor.

Paulo Morais

É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência.

Mestre em Gestão de Marketing e pós-graduado em Direção de Marketing e Vendas pelo ISCTE.

Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM.

Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.

 

linkedin_logo_autor twitter_icon_autor icon_facebook_autor 

 

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.