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Facebook para Empresas (com casos de estudo)

 

Numa altura em que o número de utilizadores já superou os 726 000 000 de utilizadores no mundo e os 3 927 080 em Portugal e a guerra entre Facebook e Google Plus está aberta, o Facebook continua a mostrar uma grande preocupação em ajudar as Marcas[1] a obterem resultados melhores na sua plataforma. Recentemente surgiu a notícias de que o aumento do preço da publicidade no Facebook aumentou 74% todavia, o esforço para fazer com que tudo se torne mais simples é evidente e certamente irá tornar o preço uma variável menos significativa para conhece mal os detalhes do meio digital. O Facebook lançou uma área destinada às Marcas - Facebook for Business- que ajuda as organizações a:

  • construírem a sua presença on-line;
  • envolver a sua comunidade
  • promover o passa a palavra

Para muitas Marcas, estar no Facebook é  um "bicho de 7 cabeças" e na minha opinião há muito que se pode fazer sem ter grandes conhecimentos técnicos porém, para sermos efectivamente diferentes poderemos recorrer à ajuda de especialistas na matéria que nos ajudam a implementar a acção. Saliento que no mundo digital nem tudo tem que ser demasiado profissional para ter sucesso. O caso recente do

há 5 princípios chave:

 

 

Este guia ainda nos fornece informação útil para os seguintes objectivos:

Se a ideia é ter a sua Marca no Facebook, não deixe de ler o guia na integra. É muito útil e tem

dicas muito interessantes. Uma outra área interessante neste espaço é a da partilha de casos de sucesso no Facebook, exemplos como o da Budweiser, o da PepsiCo India, o da M&M’S, o da Unilever e o da 1-800-Flowers.com entre muitos outros desde a área do entretenimento,  ao e-commerce, passando pela área das finanças, oferecem "inputs" valiosos. Pela a análise que fiz, nenhum dos casos de sucesso apresentados conseguiriam estes resultados sem a ajuda de profissionais (de estratégia e operacionais) aptos para implementar as acções. Como tenho referido, sou apologista de que devemos saber trabalhar em rede e em equipa. O Marketing Digital, na minha opinião, tem sofrido de um mal geral  em que se considera que um especialista na matéria deve dominar o Marketing estratégico, o Marketing Operacional, a Gestão, a Informática, o Design, entre muitas outras coisas. Para ser sincero, é impossível sermos bons em tudo como tal, dependendo dos objectivos poderemos ter que recorrer a mais que um profissional. Para finalizar, nesta página irá também encontrar links directos e respectiva explicação para:

Mesmo que vá passar para as mãos de um profissional a sua estratégia de Facebook Marketing, é importante saber o que se pode fazer e quais as recomendações do Facebook. Para acompanhar toda a evolução sobre o tema, recomendo a página oficial Facebook Marketing. Boa sorte!

Paulo Morais

É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência.

Mestre em Gestão de Marketing e pós-graduado em Direção de Marketing e Vendas pelo ISCTE.

Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM.

Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.

 

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