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A importância da imagem como factor de conversão

Já imaginaram um bom site de vendas online sem conteúdos de imagem? A imagem é o principal factor de proximidade do cliente com a realidade palpável. Num meio virtual como são os sites de vendas online, esse factor é fundamental para o aumento da confiança do consumidor na sua empresa, site e produto. A importância da imagem VS texto em SEO

A importância do conteúdo de texto é por demais realçada por todos os experts em SEO. Ninguém coloca em causa esse facto. O que acontece muitas vezes, é que os experts em SEO preocupam-se tanto em optimizar o site para os motores de pesquisa, que acabam por se esquecer que os sites são feitos para os utilizadores humanos visitarem, interagirem e comprarem. De que nos serve ter um site colocado nas primeiras posições dos motores de pesquisa, se os utilizadores quando o visitam não compram nada? As imagens, para além de poderem ser uma óptima técnica de SEO, são a ligação entre o mundo virtual, que é a internet, e o mundo real dos utilizadores. Uma imagem vale por 1000 palavras Uma imagem transmite mais verdade que milhares de palavras escritas em excelente português. Desde sempre o ser humano acreditou mais no que vê do que no que lê. A velha máxima, que diz que “uma imagem vale por 1000 palavras”, continua válida e tem especial força nos sites de vendas online. Para além da veracidade transmitida pela imagem, o designer pode trabalhar a cor e a forma desta, adequando o site ao público-alvo a que se destina. Desta forma, a ligação existente entre o cliente e o seu site sairá reforçada. A consequência do reforço desta ligação, será uma maior interacçãoentre ambos, que servirá como entidade facilitadora do aumento de transacções.

 

Vantagens do uso de imagens em sites comerciais Das diversas vantagens que existem em usarmos imagens num site comercial, destaco as seguintes: - Informação adicional. Ao utilizar uma imagem para ilustrar um artigo, estará a detalhar a informação de forma precisa. Quando falo de imagens podem ser fotografias, gráficos, infografias e demais imagens que fornecem informação adicional relevante. - Reforço da ideia. Se o seu site vende um artigo com argumentos únicos, que todos os utilizadores deverão comprar, não basta dize-lo, tem de reforçar a ideia da genialidade do seu produto na mente do utilizador. Para isso nada melhor que usar uma boa imagem do produto que passe os valores que o seu produto tem e o utilizador procura. - Estética Um site cheio de texto é óptimo para os robôs dos motores de pesquisa, mas é péssimo para os utilizadores. Uma imagem dá um ar mais agradável a um conteúdo de texto, que até pode ser chato! Exemplo de utilização de imagens num site comercial Uma das melhores formas de sabermos quais as boas práticas do uso de imagens em sites comerciaisé a análise de alguns dos sites de referência na área. Porque é que um site de vendas online, como o site da FNAC, tem cerca de 80% dos seus conteúdos em imagem? Os produtos que estão à venda são expostos com imagens apelativas. As promoções e destaques utilizam imagens fortes que incitam à acção.

Conclusão O conteúdo texto direcciona o público-alvo para o seu site. O conteúdo imagem ajuda a converter os visitantes em compradores. Numa correcta estratégia, ambos os conteúdos devem ser trabalhados para que o site tenha o máximo de visitantes qualificados e a taxa de conversão seja elevada. Nota final: Lembre-se sempre que quem faz compras no seu site, são os seus clientes e não os motores de busca!

João Bem

 

Apaixonado por comunicação visual é designer na Sanindusa e Designer freelancer em joaobem.biz


É Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Pós Graduado em Marketing Digital pelo IPAM.

 

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Sítio: www.joaobem.biz

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