AUTENTICAR

A magia das imagens

Quando saiu a notícia da compra do Instagram pelo Facebook muitos foram os que admiraram com os números que foram oferecidos por Mark Zuckerberg. Mas de 700 milhões de Euros foi a oferta da rede social para comprar o Instagram e juntar os fundadores da empresa à equipa de desenvolvimento do Facebook.

Preparando o futuro

Mark Zuckerberg e a sua equipa com esta compra preparam o futuro que todos sabemos que será mobile. A experiência de utilização do instagram em smartphones é incomparavelmente mais agradável que a experiência do Facebook.

A maior base de dados de fotografia

Neste momento o Facebook já é uma das maiores bases de dados de fotografia que alguma vez existiu. Com a aquisição do Instagram a base de dados crescerá a um ritmo alucinante.

Mas porque o Facebook pretende ter esta base de dados gigantsca?

Potencial de interacção gerado pelas imagens

As imagens têm um potencial a nível de comunicação brutal. A multiplicidade de leituras que uma imagem tem, dá a hipótese da mesma imagem ter (numa situação extrema)  uma interpretação por cada visualização e desse modo ter um potencial de gerar partilhas, comentários e gostos.

Mudanças na timeline

O Facebook apercebendo-se da importância das imagens na comunicação dos seus utilizadores, aprontou-se a fazer rectificações que dêem maior destaque à imagens. Desta forma introduziu e tornou obrigatória a timeline em que as imagens ganharam enorme destaque

Aproveitando o pior dos utilizadores

O sucesso do uso das imagens nas redes sociais em geral e no Facebook em particular nasce da leitura de hábitos dos utilizadores que o Facebook faz.

Com essa leitura o Facebook rapidamente chega à conclusão que os utilizadores da rede social são preguiçosos! Por ai se entende o sucesso das comunidades que partilham imagens, frases feitas e outras banalidades. Essas comunidades não estão a fazer mais do que a criar conteúdos para o público (preguiçoso) partilhar.

Claro que as empresas que têm estratégias correctas de comunicação digital também conhecem e aproveitam essa característica tão vincada nos utilizadores das redes sociais.

 

Concluindo podemos dizer que o sucesso das redes sociais vive das imagens e que estas podem fazer magia pela comunicação de uma empresa.

João Bem

 

Apaixonado por comunicação visual é designer na Sanindusa e Designer freelancer em joaobem.biz


É Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Pós Graduado em Marketing Digital pelo IPAM.

 

Facebook

Sítio: www.joaobem.biz

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.