Analítica Digital e Search Engine Optimization qual a relação?
- Escrito por Jorge Cunha
- Publicado em Marketing Digital
- 0 Comentários
Analítica Digital permite medir e analisar se estamos a melhorar em termos de posicionamento nos motores de pesquisa. Hoje quando falamos em motores de pesquisa falamos no Google com o maior player desta área, assim como o Bing que também não devemos esquecer.
Recentemente a Google restringiu o acesso direto a palavras-chaves de utilizadores que têm o login efetuado no Gmail , ou outro serviço desta empresa, dado que estamos a usar uma ligação em segurança, a solução é procurar no Google Webmaster tools quais as palavras que chegam ao nosso conteúdo e qual o posicionamento.
Usando o Google Analytics que é de longe a ferramenta mais usada nos tempos de hoje, assim como o motor de pesquisa desta companhia. Num artigo publicado no nosso blogue (2.) onde falávamos de pesquisar em segurança, agora é um obstáculo, dado que esta informação não é fornecida a nenhuma ferramenta analítica. Poderemos pensar que é estratégico para esta empresa para impulsionar o investimento no Google Adwords.
O website de uma empresa é considerado como uma plataforma em que os canais digitais trazem trafego e ganham relevância, como por exemplo Linkedin ou Facebook. Mas o posicionamento das palavras chave vulgo keywords é mais importante na conversão, quer seja , online e/ou offline porque o visitante está ativamente à procura de mais informação sobre um bem ou serviço, para tomar uma decisão informada.
O que é a conversão?
Todas as ações que queremos que o visitante, fan, cliente, faça . Como exemplo quando tornamos um visitante em subscritor de newsletter que traz valor ao nosso ecossistema digital e por sua vez ao negocio.
Em resumo, quando alguém faz a pesquisa e clica no nosso link e conseguimos que fique persuadido a tomar uma decisão que tenhamos predefinido, a isto chamamos conversão, aqui a analítica vai-nos permitir medir a eficácia e permitir medir outras experiências de forma a verificar o resultado.
referencias:
- http://www.stateofsearch.com/google-holds-back-organic-keyword-data-in-analytics-lobotomising-the-marketer/
- http://blog.ittechbuz.com/2010/06/pesquisa-google-ssl-com-seguranca-em.html
- google zmot
Gráficos retirados do Google Analytics e do site de comunicados de imprensa http://press2releaseweb.com

Jorge Cunha
Digital Analytics "Evangelist"
Consultor de CRM
Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com
Sempre ligado a implementações de soluções de negócio, muito focado no cliente.
Descobriu que tinha uma paixão pela Web em 2006 e desde então que desenvolve uma atividade de Marketing Digital, muito focado na Web Analítica sendo o seu lema “Medir para Gerir o Marketing Digital”
Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com Criou um projeto especial de comunicados de Imprensa Online em 2010 o site http://press2releaseweb.com.
Sítio: ittechbuz.com