SEO (Search Engine Optimization)
- Escrito por Jorge Cunha
- Publicado em Marketing Digital
- 0 Comentários
O SEO (Search Engine Optimization), ou se quiserem optimização de motores de pesquisa serve para colocar o vosso site em posições relevantes aquando da pesquisa exemplo: Google, Yahoo, Sapo ou outro.
O SEO (Search Engine Optimization) é usado para múltiplas funções, desde comunicação da marca, posicionamento na Web, mas penso que se deve considerar em termos empresariais como objectivos concretos do SEO (Search Engine Optimization):
- Dar a conhecer o seu Web site
- Trazer tráfego relevante para o seu Web site
- Ter novas oportunidades de negócio para a sua empresa
Factores a ter em conta:
- Conteúdo relevante
- Idade do Domínio ( Web Site)
- Alojamento do Domínio e Estrutura do URL
- Bounce Rate (Taxa de Abandono)
- Palavras-Chave relevantes para o seu negócio
- Efectuar troca de links com fontes credíveis
- Rapidez de carregamento das páginas
- Publicar conteúdo e links nas Redes Sociais
Pensar e utilizar uma estratégia
- Efectuar pesquisas de palavras chaves para o seu negócio
- Se for um novo negócio, deve escolher o nome do Web Site de acordo com as pesquisas
- Escrever conteúdo reforçando as palavras-chave
- Usar Ferramentas:
- Os URL’s devem ter as palavras-chave no seu caminho como por exemplo: http://ittechbuz.blogspot.com/2009/12/it-tech-buz-medir-o-retorno-do-web.html
- A densidade de palavras chave não deve exceder mais de 6 % em palavras-chave por página
Fórmula
- (palavras-chave * 100) / nº de palavras = x %
Exemplo:
- para a palavra SEO (9*100) / 567 = 1,58 %
O Search Engine Optimization (SEO), ou em Português optimização de motores de pesquisa é muitas vezes feito ao nível do código da página html, ou outra do Web Site. Vou agora explicar algumas definições importantes:
- Primeiro o que são Meta Tags, são meta dados(dados dos dados), neste caso são interpretados pelo navegador, vulgo browser mas não são visíveis na sua apresentação.
- Estes Meta Tags são usados pelos motores de pesquisa que indexam as páginas e fazem a sua categorização.
- O “head” é o cabeçalho do documento e o Title é o título que deve conter uma palavra-chave relevante para o seu Web Site - Negócio e não deve exceder os 70 caracteres.
- Os subtítulos vão do mais importante h1 a h3
- Na imagem 2 podemos ver como se faz
Recursos usados:
WorkShop – Starting SEO – Search Engine Optimization

Jorge Cunha
Digital Analytics "Evangelist"
Consultor de CRM
Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com
Sempre ligado a implementações de soluções de negócio, muito focado no cliente.
Descobriu que tinha uma paixão pela Web em 2006 e desde então que desenvolve uma atividade de Marketing Digital, muito focado na Web Analítica sendo o seu lema “Medir para Gerir o Marketing Digital”
Criador do projeto Press2ReleaseWeb.com Criou um projeto especial de comunicados de Imprensa Online em 2010 o site http://press2releaseweb.com.
Sítio: ittechbuz.com