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A importância da presença nos motores de busca (SEO e SEA)

Na hora de implementar uma estratégia de web marketing, o nosso posicionamento nos motores de busca é um dos pontos fulcrais a contemplar. Afinal, estudos recentes da Google Portugal demonstram que 92% dos portugueses utilizam os motores de busca para tomar decisões, o que os torna no local online por excelência para estar. Ao pensarmos quais as ferramentas a utilizar para nos posicionarmos nos motores de busca, uma das questões que se coloca é onde devemos aplicar mais esforço e investimento: SEO ou SEA? Antes de nos debruçarmos sobre as vantagens e desvantagens de cada um, há que fazer um pequeno conceito e enquadramento sobre os mesmos: SEO - Significa Search Engine Optimization / Optimização para motores de busca. SEA - Significa Search Engine Advertising / Publicidade nos motores de busca

Para aprofundarmos o conceito, utilizaremos o conhecido exemplo do Google: SEO - quando realizamos uma pesquisa, os resultados orgânicos que dela advém, devem-se a um bom SEO do website, ou seja, a forma como a estrutura interna de cada uma das páginas foi construída. Por exemplo, quando colocamos no Google a palavra “marketing”, o facto deste blog surgir em segundo lugar, deve-se a uma série de boas práticas de SEO - baseadas em factores internos e externos. Boas práticas de SEO Factores Internos - diz respeito à optimização do próprio website, em termos de conteúdo (que deve ser relevante) bem como uma série de afinações realizadas no código-fonte, nomeadamente: título do website, Tags, MetaTags, Keywords, entre outros. Factores Externos - diz respeito à forma como outros websites interagem com o nosso. É o caso da quantidade de links que apontam para o nosso website - podendo, aqui, incluir-se a divulgação em blogs e redes sociais. Uma correcta conjunção destas boas práticas, melhoram consideravelmente a visibilidade dos websites na Internet. É com base nestas boas práticas e utilizando um sistema de pontuação, que o Google classifica as páginas de internet - de 1 a 10 - naquilo que se designa por Page Rank. SEA - quando realizamos uma pesquisa, para além dos resultados orgânicos, existem outros que surgem e que se inserem dentro da categoria de publicidade online e que se designam por links patrocinados - é o caso dos anúncios criados através do Adwords. Criar um anúncio online com o Adwords é fácil, o verdadeiro desafio está em conseguir que esse anúncio corresponda aos objectivos estratégicos e produza os resultados esperados. Para isso, há que saber construi-lo de acordo com a classificação de anúncios instituída pelo Google (sumariamente, este valoriza os anúncios que estejam intimamente relacionados com a pesquisa que foi realizada). Mas, afinal, em que ferramenta deveremos aplicar mais esforço ou investimento? Para auxiliar a essa decisão, há que nomear as principais vantagens e desvantagens de cada uma: SEO

Vantagens Desvantagens
  • Excelente para divulgação a longo prazo
  • Os resultados da pesquisa orgânica despertam mais atenção sendo, pois, mais passíveis de serem clickados
  • Não implicam pagamentos mensais
  • Há muitos utilizadores-comuns adversos a links patrocinados, pelo que resultados derivados da pesquisa orgânica são mais credíveis
  Surgir na posição que se ambiciona pode demorar algum tempo   Não aconselhável para acções das quais se pretenda um retorno imediato, como promoções ou campanhas   Apesar de não existir necessidade de pagamentos directos, implica um investimento de tempo e um know-how específico

SEA

Vantagens Desvantagens
  • É imediato. Excelente para divulgação a curto prazo
  • Um utilizador mais informado sabe que através dos links patrocinados, poderá encontrar exactamente aquilo que procura
  • Total controlo sobre o que aparece no anúncio e possibilidade do texto ser alterado a qualquer momento
  Implica um investimento mensal   Desperta menos atenção por parte dos utilizadores - visualmente, o olhar recai mais sobre os resultados da pesquisa orgânica   Muitos utilizadores-comuns são adversos aos links patrocinados   Certas palavras-chaves já são muito utilizadas, implicando um investimento muito elevado

Deste modo, o esforço e investimento a aplicar em SEO ou SEA numa estratégia de web marketing, depende dos objectivos, timming e público-alvo para o qual se está a comunicar. O ideal é ter esses pontos definidos e, a partir daí, fazer uma conjugação sensata entre as duas ferramentas. Se criarmos uma promoção pontual para o Natal, em que tenhamos de obter resultados em pouco tempo, o maior investimento deverá ser em SEA. Se, por sua vez, quisermos aumentar a notoriedade da empresa/marca, criando conteúdo de relevância no website, a principal escolha será investir em SEO. Olhe para a sua empresa e marca. O que pretende comunicar?

FONTES: E-commarketing Show - palestra de Pedro Tavares Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/
 
 
Artigo escrito por: Paula Braz

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