A importância da presença nos motores de busca (SEO e SEA)
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Na hora de implementar uma estratégia de web marketing, o nosso posicionamento nos motores de busca é um dos pontos fulcrais a contemplar. Afinal, estudos recentes da Google Portugal demonstram que 92% dos portugueses utilizam os motores de busca para tomar decisões, o que os torna no local online por excelência para estar. Ao pensarmos quais as ferramentas a utilizar para nos posicionarmos nos motores de busca, uma das questões que se coloca é onde devemos aplicar mais esforço e investimento: SEO ou SEA? Antes de nos debruçarmos sobre as vantagens e desvantagens de cada um, há que fazer um pequeno conceito e enquadramento sobre os mesmos: SEO - Significa Search Engine Optimization / Optimização para motores de busca. SEA - Significa Search Engine Advertising / Publicidade nos motores de busca
Para aprofundarmos o conceito, utilizaremos o conhecido exemplo do Google: SEO - quando realizamos uma pesquisa, os resultados orgânicos que dela advém, devem-se a um bom SEO do website, ou seja, a forma como a estrutura interna de cada uma das páginas foi construída. Por exemplo, quando colocamos no Google a palavra “marketing”, o facto deste blog surgir em segundo lugar, deve-se a uma série de boas práticas de SEO - baseadas em factores internos e externos. Boas práticas de SEO Factores Internos - diz respeito à optimização do próprio website, em termos de conteúdo (que deve ser relevante) bem como uma série de afinações realizadas no código-fonte, nomeadamente: título do website, Tags, MetaTags, Keywords, entre outros. Factores Externos - diz respeito à forma como outros websites interagem com o nosso. É o caso da quantidade de links que apontam para o nosso website - podendo, aqui, incluir-se a divulgação em blogs e redes sociais. Uma correcta conjunção destas boas práticas, melhoram consideravelmente a visibilidade dos websites na Internet. É com base nestas boas práticas e utilizando um sistema de pontuação, que o Google classifica as páginas de internet - de 1 a 10 - naquilo que se designa por Page Rank. SEA - quando realizamos uma pesquisa, para além dos resultados orgânicos, existem outros que surgem e que se inserem dentro da categoria de publicidade online e que se designam por links patrocinados - é o caso dos anúncios criados através do Adwords. Criar um anúncio online com o Adwords é fácil, o verdadeiro desafio está em conseguir que esse anúncio corresponda aos objectivos estratégicos e produza os resultados esperados. Para isso, há que saber construi-lo de acordo com a classificação de anúncios instituída pelo Google (sumariamente, este valoriza os anúncios que estejam intimamente relacionados com a pesquisa que foi realizada). Mas, afinal, em que ferramenta deveremos aplicar mais esforço ou investimento? Para auxiliar a essa decisão, há que nomear as principais vantagens e desvantagens de cada uma: SEO
Vantagens | Desvantagens |
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Surgir na posição que se ambiciona pode demorar algum tempo Não aconselhável para acções das quais se pretenda um retorno imediato, como promoções ou campanhas Apesar de não existir necessidade de pagamentos directos, implica um investimento de tempo e um know-how específico |
SEA
Vantagens | Desvantagens |
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Implica um investimento mensal Desperta menos atenção por parte dos utilizadores - visualmente, o olhar recai mais sobre os resultados da pesquisa orgânica Muitos utilizadores-comuns são adversos aos links patrocinados Certas palavras-chaves já são muito utilizadas, implicando um investimento muito elevado |
Deste modo, o esforço e investimento a aplicar em SEO ou SEA numa estratégia de web marketing, depende dos objectivos, timming e público-alvo para o qual se está a comunicar. O ideal é ter esses pontos definidos e, a partir daí, fazer uma conjugação sensata entre as duas ferramentas. Se criarmos uma promoção pontual para o Natal, em que tenhamos de obter resultados em pouco tempo, o maior investimento deverá ser em SEA. Se, por sua vez, quisermos aumentar a notoriedade da empresa/marca, criando conteúdo de relevância no website, a principal escolha será investir em SEO. Olhe para a sua empresa e marca. O que pretende comunicar?
FONTES: E-commarketing Show - palestra de Pedro Tavares Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/ Artigo escrito por: Paula Braz