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Posicionamento Global nos Motores de Busca

Estar bem posicionado nos motores de busca, é hoje, fundamental para qualquer website. Isto porque, quando se pretende encontrar algo na internet, recorremos a maior parte das vezes a motores de busca, tais como, o Google, Yahoo, Bing, Sapo, entre outros.

Este paradigma, veio revolucionar por completo, a forma como as pessoas e as empresas comunicam entre si. O “campo de batalha” está hoje na internet. Este facto, reflecte cada vez mais a importância que as empresas atribuem ao canal internet, pois começam, a alocar parte considerável do seu budget de marketing em canais online. Existem duas maneiras das empresas se posicionarem nos motores de busca. Uma, consiste no posicionamento natural nos resultados de pesquisa. Este posicionamento advém de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que fazem com que um website ganhe relevância. A outra maneira, consiste no posicionamento nos Links Patrocinados (resultados pagos). Aqui falamos, de campanhas de publicidade online. Um exemplo sobejamente conhecido de todos nós, são os anúncios do Google.

Vejamos melhor as respectivas definições dos conceitos, assim como, algumas das suas características.

SEO é o acrónico de Search Engine Optimization (Optimização para motores de busca). O SEO, consiste em posicionar os websites nos primeiros resultados da pesquisa natural, de forma, a que estes apareçam nos resultados orgânicos em função das pesquisas efectuadas. O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de médio longo prazo, que implica algum tempo até ganhar maturação, e assim, começar a produzir resultados efectivos. SEA é o acrónimo de Search Engine Advertising (Publicidade nos motores de busca). O SEA, consiste em anunciar um determinado produto/serviço, posicionando desta forma, os websites nos resultados pagos da pesquisa (Links Patrocinados) em função das consultas feitas pelo consumidor. O SEA (Search Engine Advertising) é uma estratégia de curto médio prazo, que embora tenha resultados imediatos, convém persistir no tempo para que se possam medir e optimizar os resultados pretendidos. Tanto o SEO como o SEA, são duas estratégias de web marketing para os motores de busca que devem ser vistas de forma a complementarem-se, e assim, fazerem parte da equação relativamente a um posicionamento global dos websites nos motores de busca. Quais são os objectivos? Quanto tempo tenho para os atingir? Qual o budget disponível para investir? Estas e outras questões, devem ser consideradas quando pretendemos iniciar uma estratégia de web marketing.  A partir daqui, começamos a definir que caminhos devemos seguir para atingir os objectivos pretendidos. Planear uma estratégia global para os motores de busca implica ter uma visão de curto e longo prazo. Assim, conseguimos definir as metas de curto prazo e identificar as metas de longo prazo, concebendo desta forma, um caminho claro para atingirmos os resultados esperados.

 

Artigo escrito por: Bruno Costa

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