As leis fundamentais de SEO
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Nesta minha primeira contribuição decidi abordar as bases teóricas que fundamentam a teoria do SEO.
A WWW é composta por diversos ecosistemas de pesquisa (Google, Yahoo, Sistemas de busca interna de qualquer website). No conceito fundamental de ecosistema está o processo de produção, indexação e apresentação de determinados conteúdos em detrimento de outros. Um ecosistema de pesquisa opera em três perspectivas:
- Produtores de conteúdos – Todos nós que escrevemos na web
- Indexadores – Percorrem as páginas, lêem o texto, atribuem-lhe um valor de ranking
- Pesquisadores – Interpretam os valores do ranking mediante factores de relevância intrínsecos
Cada perspectiva tem o seu próprio objectivo e as suas prioridades, cujos critérios de participação são determinados arbitrariamente.
1ª Lei do SEO
“Para cada ecosistema de pesquisa existem precisamente 3 conjuntos de critérios arbitrários que determinam o resultado final do processo ”
A independência de cada perspectiva implica a sua optimização própria. Seguem exemplos de como cada uma poderá praticar esta optimização:
- Produtores de conteúdos: constante actualização de conteúdos
- Indexadores: manipulando estruturas de ranking
- Pesquisadores : alterando o algoritmo de análise à relevância
2ª Lei do SEO
“O resultado de qualquer função de pesquisa é determinado pela inseparável união das três perspectivas ”
Devido a isto não se pode ignorar nenhuma das perspectivas, podendo cada ecosistema atribuir-lhes diferentes importâncias mas não a exclusão.
3ª Lei do SEO
Os fundamentos da economia explicam que apenas podemos participar num ecosistema se existir um benefício tangível, um retorno do investimento (ROI).
O estado óptimo de um ecosistema acontece quando todas as 3 perspectivas alcançam os seus objectivos em pleno.
“Os ecosistemas de pesquisa devem tender para um estado óptimo ”
Neste processo apenas é possível de alcançar dois estados:
- Acordo
- Conflito
O acordo entre duas ou três perspectivas acontece quando todas as intervenientes alcançam em pleno todos os seus objectivos, bastando que uma não o consiga para se gerar um estado de conflito.
4ª Lei do SEO
“Um ecosistema de pesquisa transita entre diferentes estados para a eliminação de conflitos com base na negociação ”
Cabe a cada perspectiva resolver os seus conflitos, devendo para tal utilizar técnicas de negociação e não de imposição.
Ecosistemas de pesquisa e ecosistemas de pesquisa em tempo real
Hoje em dia a noção de pesquisa já não se limita a sistemas de indexação demorados e de sistemas de ranking. Ao olharmos a fundo para aplicações como o Twitter, podemos afirmar que o paradigma de pesquisa está em mudança.
A própria Google e outros ecosistemas estão agora a adaptar-se a estes concorrentes, aplicando filtros de 24 horas. O problema é o volume de páginas que conseguem ser interpretadas, com ranking atribuído e ainda que não estejam no índice suplementar por alguma injustiça algorítmica.
Artigo escrito por: José Leite