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Marketing de Conteúdos: Do Euromilhões à Sopa da Pedra

 

 

 

O marketing de conteúdos baseia-se na partilha de conteúdos interessantes a uma audiência que vamos seleccionando e que também acaba por nos escolher como fonte de informação. Há no entanto que pensar em dois aspectos antes de começar. Primeiro perceber como funciona com sucesso. Em segundo que é um processo evolutivo.

O sucesso no marketing de conteúdos

Existem 3 formas de atingir o sucesso ao adoptar uma estratégia de marketing de conteúdos. Uma é baseada na genialidade. O que fazemos e transmitimos é de tal forma criativo, diferente, interessante e inspirador que cria um processo viral de propagação. Quem vê partilha com vários e a coisa espalha-se como um vírus. É bom dizer que probabilidade de o conseguir é sensivelmente a mesma de acertar no euromilhões, pelo que ficar à espera que tal aconteça pode trazer-nos dissabores. Outra opção é baseada em forte investimento. Aplicar elevados recursos financeiros na aquisição de recursos técnicos e humanos pode acelerar um processo que normalmente é lento. Esta opção estará ao alcance de grandes empresas que podem dispor dos necessários meios financeiros. Não podemos no entanto inferir daqui que dinheiro é sinónimo de sucesso. Terá quer ser dinheiro nas mãos certas. No entanto esta hipótese não está ao alcance da maioria de nós, comuns mortais ao serviço de PME ou profissionais liberais. Resta-nos a terceira e última opção. Persistência e paciência. Temos que perceber que o marketing de conteúdos é uma maratona e não uma corrida de sprint. É um trabalho de formiga, grão a grão a encher o celeiro. Este sim, um caminho que todos temos condições de percorrer.

Quando começar

Esta mensagem destina-se aos perfeccionistas, a quem pensa que lhe falta sempre qualquer coisinha para estar pronto para começar, os eternos adeptos do adiar. No marketing de conteúdos o importante é começar. Seja só com a newsletter, ou com o blog, ou com a página do facebook. O importante é iniciar o processo. Como a história da sopa da pedra. Basta uma pedra e uma panela com água e a sopa está a fazer-se. Porque o resto vai-se adicionando depois.

O objectivo

Poderá surgir a questão: Marketing de conteúdos para quê? O objectivo do marketing é fazer negócio, gerar lucros para a empresa. O marketing de conteúdos pode contribuir para isso de três formas. Uma é atrair mais clientes. Ao trabalharmos o aumento da audiência estamos a passar a mensagem da empresa a mais pessoas que se podem tornar clientes. Outro contributo é uma maior fidelização dos clientes ao aumentar a frequência da comunicação e a percepção dos mesmos sobre o valor da empresa. Esta percepção de valor leva ao terceiro ponto, o elevar do posicionamento que pode ser aproveitado para cobrar mais pelos produtos ou serviços ou adicionar novos produtos e serviços de maior valor. Está previsto um workshop sobre este tema para o dia 6 de Novembro de 2010 em Lisboa.

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Artigo escrito por: Jorge Lascas

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