AUTENTICAR

Marketing que marca pelo bem

Ao longo dos últimos tempos verificamos que as marcas se associam a causas e iniciativas sociais, apoio esse que se dá de diversas formas, seja com apoio financeiro, logístico ou com ações de índole solidário, como a recolha de bens alimentares, donativos feitos diretamente para IPSS's, instituições de acolhimento e ajuda direta a diversas pessoas necessitadas.

Em determinadas épocas do ano, nomeadamente no Natal, observamos as marcas a fomentarem a sua atividade e a sua notoriedade não apenas pelas campanhas ou promoções de vendas, mas sim por aquilo que elas podem fazer na sociedade e pela sociedade onde estão inseridas e onde operam ativamente. Assistimos a um posicionamento construído pelas marcas alicerçado em valores sociais positivos, que permitam com que os seus públicos se identifiquem com esses mesmos valores e por conseguinte, com as marcas.

Falamos de Marketing Social, uma área do marketing que está a emergir e que é tida cada vez mais em conta pelas marcas. O consumidor de hoje não se identifica com qualquer tipo de marca. Identifica-se sim com marcas e entidades que possuem uma integridade coesa, um posicionamento forte, assente em valores e atividades de responsabilidade social. O lado humano das marcas será o lado que atrai o seu público, que o faz identificar-se com as mesmas, promovendo-as, associando-se a elas, sendo pedra base da construção de uma relação emocional. A responsabilidade social nunca foi tão importante para as marcas e para o próprio marketing. O que é que uma marca pode fazer por nós e pela sociedade? É essa a questão que o público coloca e da qual as marcas não poderão abster-se.

Quando falamos em Marketing Social, falamos em estratégias e ações levadas a cabo por marcas que editam um papel social cada vez mais ativo, que por sua vez incitam a sua notoriedade no meio onde estão inseridas e no público que pretendem abranger. Falamos de marketing que apoia causas nobres, que tem um papel solidário ativo e construtivo na sociedade e no seu público, falamos de marketing que marca pelo bem.

Rui Pinto

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Mestre em Relações Públicas e Publicidade pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Pós-Graduado/Executive Master em Marketing Management pelo IPAM-Porto.

Atualmente é Técnico de Comunicação & Marketing na Direção Corporativa de Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano, exercendo funções no âmbito das Empresas da Salvador Caetano Indústria e Responsabilidade Social Corporativa.

É formador certificado pelo IEFP, com especialidade nas áreas de Comunicação e Gestão de Marketing.

 
linkedin_logo_autor

 

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.