AUTENTICAR

O que é o Marketing viral?

O marketing viral ou publicidade viral é uma técnica de marketing que explora redes sociais pré existentes (HI5, StarTracker, LinkedIn, Facebook, Myspace, Twitter etc. …) para produzir aumentos exponenciais de conhecimento de marcas, serviços ou produtos. Esta técnica também explora os recursos tecnológicos disponíveis em cada consumidor, ao fazer uso da tecnologia bluetooth e SMS dos seus telemóveis. A mensagem difunde-se através de processos similares à expansão de uma epidemia. Neste tipo de campanhas a ideia é potenciar a própria curiosidade humana, resultando de uma partilha desses conteúdos pelos seus contactos de forma espontânea. Esta técnica, normalmente é patrocinada por uma empresa, aquando do lançamento de uma marca nova ou mesmo um conceito ou um serviço. Por norma, estes conteúdos virais são divertidos videoclips, jogos interactivos, imagens, wallpapers, ringtonesou apenas textos. Pelo interesse do conteúdo este por norma é reenviado a outras pessoas, amigos e/ou familiares, pela sua novidade. Com capacidade de disfarçar uma qualquer publicidade, dando a oportunidade de divulgar um produto com um custo menor, passando despercebido ao estar fora do contexto publicitário que repeliria de imediato o consumidor a direccionar sua atenção ao que acabara de receber de um colega de trabalho, amigo ou familiar.

Mviral

O factor que mais ajudou nesta técnica de divulgação de produtos e serviços, foi a evolução tecnológica e aumento das larguras de banda da Internet. As empresas, beneficiando destes recursos, servem-se de sites especializados em hospedar vídeo de forma atingem em cheio o público-alvo. A chave é criar-se um vírus que motive e cative, originando a sua propagação.

 

Artigo escrito por: Fernando Baldini Simões

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.