AUTENTICAR

Brandwashed, Martin Lindstrom

Critica Marketing Portugal

Brandwashed é um livro ao estilo de Martin Lindstrom.
Procura “abrir” a mente dos consumidores para a realidade, demonstrando como muitas empresas “manipulam” a mente dos consumidores.

Este tipo de livro é interessante para percebermos alguns comportamentos contudo, parece-nos que Lindstrom, opta sempre pelo caminho mais destrutivo colocando os consumidores “contra” o papel das Marcas.

É um livro que mais do que informar ou formar, pretende chocar o consumidor.

Era importante ver neste livro mais validade cientifica em alguns dos casos apresentados contudo, não deixa de ser um livro interessante e divertido para qualquer profissional de Marketing, Publicidade e Comunicação, embora em alguns momentos quase que somos retratados como “monstros” do consumo.

Sinopse

«Porque é que pegamos sempre no segundo jornal de uma pilha de jornais, e não no primeiro? Porque é que, ao falarmos ao telemóvel, andamos em círculos? Sabia que "competitividade altruísta" é o que nos leva a comprar produtos orgânicos e ecológicos?

As formas estranhas que os consumidores têm de andar, falar e sacar da carteira é o tema de fundo de Brandwashed. Este livro fascinante, divertido e por vezes chocante revela os drivers que os publicitários e marketeers usam para nos levar a comprar. Martin Lindstrom adora descobrir os incentivos ocultos por detrás de diversos fenómenos humanos e sociais, bem como as diferenças entre como dizemos que agimos e como realmente agimos (aquilo que em Economia se chama "preferência declarada" e "preferência revelada").

O marketing e a publicidade são negócios de espertalhões. Sabem muito sobre nós. Tendo trabalhado como guru de marketing para empresas como a PepsiCo, a Disney, a McDonalds e a Microsoft, Martin Lindstrom está numa posição ideal para nos revelar as artimanhas e truques que as empresas e os marketeers usam para nos fazer gastar quantias loucas de dinheiro. Truques como a nostalgia, o medo, a competitividade e o recurso a ingredientes e elixires mágicos que prometem livrar-nos de todas as preocupações e ser - ou pelo menos parecer - eternamente jovem. E também usam o sexo, claro.

Prometo que vai adorar descobrir alguns segredos dos bastidores do marketing, tais como quem é o verdadeiro público-alvo das boys bands e como os homens realmente reagem aos anúncios de roupa interior masculina.

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.