AUTENTICAR

Encantamento (Guy Kawasaki)

 

Guy Kawasaki

O livro - Encantamento – A Arte de Criar Emoções, Ideias e Atitudes – de Guy Kawasaki não está directamente relacionado com o Marketing porém, é um excelente manual que partilha não só a experiência do autor como consultor da Apple mas também nos ajuda a adquirir uma nova forma de encarar o mundo dos negócios através do que ele chama de Encantamento.

 O autor defende que devemos ter capacidade para Encantar o nosso público-alvo, já não chega satisfazer as suas necessidades. Temos que ir mais longe.

Este livro também é muito interessante para desmistificar um pouco a importância dos tradicionais estudos do Mercado. Guy Kawasaki demonstra vários casos de sucesso que só atingiram este patamar porque alguém acreditou que era viável, o mercado nem conseguia perceber muito bem a utilidade do produto ou de que forma poderia ser usado todavia, estudar o Mercado é sempre uma mais-valia para receber “inputs” que podem ser decisivos.

Durante todo o livro o autor partilha dicas valiosas para um melhor desempenho profissional e/ou pessoal recorrendo a esta técnica.

“Quer mudar o mundo? Quer transformar lagartas em borboletas? Para isso é necessário mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho” (Kawasaki) .

Como sempre, torna-se indispensável contextualizar o conteúdo do livro e adapta-lo às necessidades de cada um.

Acima de tudo é um bom livro para mudar perspectivas, reforçar algumas ideias no âmbito do Marketing Relacional e conhecer um pouco mais sobre os “bastidores” de uma empresa super encantadora – Apple.

Uma das dicas mais famosas deste livro é a regra do 10 – 20 – 30 que defende que numa apresentação devemos utilizar:

  • 10 slides –  número ideal de slides
  • 20 minutes – tempo ideal da apresentação
  • 30 point font –  tipo de letra ideal
 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.